A CNTE participa de encontro regional da Rede de Trabalhadoras da Educação, em Santiago

SANTIAGO/CHILE – A CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação participa em Santiago/ Chile, nos dias 4 e 5 de maio, do Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras em Educação da IEAL – Internacional da Educação para América Latina. Este encontro antecede a X Conferência Regional da entidade. O Sind-UTE/MG participa do Encontro, representado pela secretária de Organização da CNTE e diretora estadual do Sindicato, Marilda de Abreu.

O espaço da Rede de Mulheres, busca facilitar o processo de formulação e implementação de políticas públicas com perspectiva de gênero em toda a América Latina, documentando e fornecendo subsídio às organizações sindicais filiadas que se aprofundarão nessa temática.

O encontro que acontece no Chile leva o nome de Stella Maldonado. Esta companheira, falecida em 2014, será homenageada como uma das grandes incentivadoras para a criação desse espaço de articulação. Lutadora incansável pela educação e direitos das mulheres, Stella foi Secretária Geral da CTERA-Confederação de Trabalhadores da Argentina e membro do Comitê Executivo Mundial da IE-Internacional da Educação.

O programa tem como eixo central uma análise da agenda política dos governos sob a perspectiva de igualdade de gênero, trazendo experiências quanto ao combate à violência, geração de emprego e acesso ao mercado de trabalho na região. O material produzido na reunião integrará os aportes que a Rede de Trabalhadoras dará ao Movimento Pedagógico Latinoamericano.

Participam do encontro o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão e os diretores: Fátima Silva, Gilmar Soares Ferreira, Heleno Araújo Filho, José Valdivino de Moraes, Mario Sérgio F. de Souza, Paulina Pereira Silva de Almeida, Iêda Leal de Souza, Joel de Almeida Santos, Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves e Isis Tavares Neves. Estão representadas dezessete (17) entidades afiliadas: AFUSE/SP, APEOESP/SP, APLB/BA, CPERS/RS, FETEMS/MS, SINDIUPES/ES, SIND-UTE/MG, SINPRO/DF, SINPROESSEMA/MA, SINPROJA/PE, SINTE/PI, SINTEAC/AC, SINTEAM/AM, SINTEGO/GO, SINTEP/MT, SINTEPE/PE e SINTET/TO.

04 de maio de 2015 – segunda-feira

MANHÃ
Abertura do encontro
Homenagem a Stella Maldonado
Painel: A agenda política sobre igualdade de gênero diante dos governos
Expositoras: 1. Bárbara Figueroa – Presidenta da CUT/Chile
2. Carmen Foro – Vice-Presidenta da CUT/Brasil
3. Estela Díaz – Secretária de Igualdade da CTA/Argentina.

TARDE
Painel: “As políticas de igualdade de gênero promovidas pelos governos do Chile, Brasil e Argentina para o combate da violência de gênero, geração de emprego e acesso ao mercado de trabalho.”
Expositoras: 1. Representante do Ministério de Igualdade de Gênero: Chile
2. Representante do Ministério de Igualdade de Gênero: Brasil
3. Representante do Ministério de Igualdade de Gênero: Argentina.

05 de maio de 2015 – terça-feira

1. Orientações sobre o Congresso Mundial da Internacional da Educação. Ottawa/Canadá em julho de 2015.
Juçara Dutra
Vice-Presidenta Mundial da Internacional da Educação.
2. Informes da reunião CEDAW/ONU: Juçara Dutra.
3. Orientações sobre o III Encontro Rumo a um Movimento Pedagógico Latinoamericano.
4. Apresentação das Declarações da X Conferência Regional.

Encerramento do encontro.