A luta dos educadores em relatos históricos emocionantes

O último dia do Encontro dos Aposentados (30/11), foi reservado, principalmente, para as apresentações dos causos escolhidos durante as atividades de grupos, ocorridas no sábado à tarde, com relatos de histórias de vida e de lutas dos educadores, ao longo da existência da UTE e do Sind-UTE/MG, tanto durante as mobilizações e greves, quanto no cotidiano das escolas.

Os 10 grupos formados eleitos para apresentação no plenários os causos contados pelos educadores: Maria Prado de Oliveira (Uberaba), Maria Aparecida (Uberaba), Maria Claret Martins  (Montes Claros), Maria Elisa Barone (Juiz de Fora), Teomeli Maria Morais  Melgaço (Divinópolis), Regina Mara Pereira (Medina), Anny Rezende Silva Carvalho (Caratinga), Wanda Maria de Almeida (Uberlândia), Vicentina (Juiz de Fora) e Antônio Helvécio Almeida (Conselheiro Lafaiete).

O público presente aplaudiu calorosamente cada relato e, de maneira mais entusiasmada, a performance da professora, Wanda Maria, que utilizou-se do recurso da música (paródia) para falar das dificuldades enfrentadas pela categoria tais como: o descaso dos governos Hélio Garcia e Aécio Neves, baixos salários, desrespeito e opressão ao longo dos últimos anos.

Descontração

O ator, comediante e humorista, Carlos Nunes, presença destacada na campanha de mídia do Sind-UTE/MG esse ano, com gravações de spots, VTs e aparições em várias peças de outdoor, busdoor e impresso, fechou o encontro em clima de alta energia, arrancando gargalhadas da plateia.

Em meio a cenas hilariantes e de interação com o público, fez algumas pausas para falar sério e dizer da importância da vida e da difícil luta dos educadores mineiros. Ele também ressaltou o legado daqueles que se já se aposentaram, deixando um imenso legado à sociedade. “Quero dizer que eu sou um vendedor de sorriso, mas vocês, educadores, não vendem nada porque doam o que têm de melhor para formar os cidadãos. Por isso, merecem respeito e admiração”, afirmou.

Encerramento

A última mesa do Encontro Estadual de Aposentados foi dirigida pela coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, que convidou para a sua composição os principais responsáveis pelo evento: as diretoras Ana Lúcia Moreira (Belo Horizonte), Nivalda Peronelli (Juiz de Fora), Maria Helena Gabriel (Uberaba), Mônica Souza e Idalina Franco (Belo Horizonte), Feliciana Saldanha (Ipatinga) e o gerente-administrativo do Sindicato, Mateus Rodarte. “Agradeço a todos vocês por mais esse grande evento promovido pelo nosso Sindicato, talvez a única entidade sindical de nosso Estado que se enche de determinação para organizar um encontro desse tamanho, reunindo quase 1.800 pessoas.” Logo depois convocou os/as aposentados/as a se organizarem em suas cidades e regiões para contribuírem com os mais cem comitês populares pelo Plebiscito da Reforma Política e reafirmou a necessidade de criação dos coletivos de aposentados e aposentadas em todo o Estado. ”Vamos juntos construir uma política permanente de valorização dessa categoria e para isso precisamos de todos vocês.”

Fragmentos de uma grande história de lutas

Um dos pontos mais importantes e elogiados do Encontro foi a atividade em grupo, que teve como objetivo fazer um resgaste histórico das lutas travadas pelos educadores mineiros, desde mobilizações e greves por melhores condições de trabalho e de salário até embates com os governos estaduais – de Francisco Pereira, passando por Hélio Garcia, Newton Cardoso, Eduardo Azeredo até Aécio Neves e Antonio Anastasia.

Como esquecer a recepção da Polícia Militar, em 1979, ao movimento dos educadores, quando o então governador, Francelino Pereira, mandou os PMs usar cães, cassetetes e jogar jatos d’água, gás lacrimogêneo nos manifestantes? E a infeliz frase dita pelo governador Hélio Garcia: “as professoras não ganham mal, elas são é mal casadas.” Essa também não sai da memória dos educadores.

Fatos marcantes de repressão e violência foram relembradas, assim como perseguições a dirigentes sindicais e ao Sindicato, bem como, as prisões de vários companheiros e companheiras. E a carreira destruída por Aécio Neves e o descaso da educação pública no governo de Anastasia? Todos esses momentos foram contados em prosa, verso e música pelos/as educadores/as aposentados/as que, por meio de causos, teceram boa parte da trajetória dos 35 anos de lutas da UTE e do Sind-UTE/MG em defesa dos interesses da categoria.

Na avaliação da maioria dos participantes sobre o evento, podemos perceber o quanto esse Encontro foi importante e significativo para todos e todas:

“Um ótimo encontro, envolvente e cheio de informações importantes repassadas através das palestras e das atividades em grupo, com resgate da nossa história.”

Dalmira do rosário Miranda – Curvelo

“Gostei de tudo: do local, das refeições, da proposta do evento. Vou levar as mensagens e os melhores momentos para dividir com os companheiros que não vieram e chamá-los a participar dos próximos encontros.“

Izabel de Souza Rodrigues – Águas Formosas

“A gente sempre aprende coisas novas. Quero destacar o alto padrão de organização deste Encontro. É muito importante a gente se informar sobre as atividades e lutas do nosso Sindicato e participar mais ativamente.”

Humberto Carvalho – Belo Horizonte

 “Foi maravilhoso esse Encontro, o melhor de todos até hoje que eu já participei. É bom saber que têm pessoas da nossa confiança que se importam com a causa dos aposentados.”

Nermezina Nunes Meira – Pirapora

“O Encontro, em suas proposições foi de bom para ótimo. Tivemos alguns percalços na acomodação, mas gostaria de registrar o trabalho de liderança da Beatriz Cerqueira.”

Maria da Conceição Ireno – Diamantina

“Excelente Encontro. É o segundo que participo e para mim as atividades em grupo, com resgate da nossa história foi o ponto alto do evento.”

Elaine Rodrigues Moreira Sinoti – Curvelo

“Amei, achei tudo lindo, muito bom. Conheci pessoas novas, fiz amizades e me senti muito feliz aqui todos os dias. Esse Encontro levantou nossa autoestima.”

Maria José Martins do Rego

“É a primeira vez que participo e estarei nos outros que vierem. A descontração foi grande e o aprendizado também.”

Valter Hugo – Jequitinhonha

“Um Encontro muito bom, necessário. Veio em boa hora, foi um resgate do tempo e uma sacudida na vida da gente, um despertar para a esperança. “

Maria das Graças de Almeida Carvalho – Curvelo

“Objetivo cumprido, ou seja, resgatamos muito de nossas lutas e conquistas. Achei tudo maravilhoso, só senti falta do Hino Nacional na abertura do evento.”

Laura Maria Rezende Barbosa – Leopoldina

“Organização excelente, alegria solta, e muita atenção e simpatia da equipe que nos serviu. Obrigada Sind-UTE/MG.”

Valda Maria – Paracatu

“Gostei muito dos depoimentos, de saber mais da nossa história. Parabéns ao Sindicato por essa iniciativa.”

Joel Gomes de Oliveira Filho – Matozinhos

“Foi tudo ótimo, da abertura ao encerramento do Encontro. Fomos bem tratados e saímos daqui com muitos ensinamentos.”

Juracy Simões Costa – Betim

“Excelente encontro em todos os seus aspectos. Quero relevar a iniciativa do Sind-UTE homenagem um grande guerreiro. Carceroni sempre levantou a bandeira da educação e continua como estrela dessa luta.”

Antônio Helvécio

de Almeida – Conselheiro Lafaiete

02-12-2014-grupo01
Educadores contam causos e relembram a história de lutas da categoria

02-12-2014-grupo02
Educadores contam causos e relembram a história de lutas da categoria

02-12-2014-grupo03
Educadores contam causos e relembram a história de lutas da categoria

Fotos: Lidyane Ponciano / Lidyane Ponciano FotoImagem

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.