A ocupação em Uberlândia

O Triângulo Mineiro também vê seu território envolvido nos processos de ocupação de escolas públicas. Uberlândia possuia, até o dia 21 de outubro, 14 escolas estaduais paralisados por estudantes e professores.

As atividades de protesto, relacionadas à PEC 241 e à Reforma do Ensino Médio colocada na mesa por Michel Temer, começaram no último 18 de outubro. Atualmente, apenas as escolas estaduais participam da rede de mobilização. Entretanto, há grandes chances da rede municipal de ensino aderir ao movimento.

Na cidade, percebe-se a consolidação de uma rede de solidariedade entre organizações de militância no prosseguimento das ocupações. “Diversos grupos estão apoiando as ocupações aqui em Uberlândia. Com a deflagração da greve da Universidade Federal de Uberlândia, programada para o dia 24 de outubro, muitos estudantes universitários estão ajudando os secundaristas a se organizarem. Contamos também com o apoio da Frente Brasil Popular, com o Levante Popular da Juventude, o Sind-UTE/MG, além dos trabalhadores que estão na luta contra o golpe”, descreve o professor, Gilbert Duarte, diretor estadual do Sind-UTE/MG. “Existem professores que se dispõem a dar aulões para o ENEM ao mesmo tempo em que discutem a PEC. Ou seja, o que a gente tem percebido é que há uma grande resistência [contra a PEC] e as pessoas estão entendendo a gravidade desses ataques [do governo de Michel Temer] – a mídia golpista tenta desconstruir o movimento. No entanto, nós estamos vendo que a comunidade tem apoiado os alunos. Doação de alimentos, de colchonetes, enfim, uma rede de solidariedade que mostra que a discussão da PEC tem ido além do que o Governo esperava que iria”, finaliza.

Escolas Ocupadas em Uberlândia: E.E. Prof. José Ignácio de Sousa, E.E. Messias Pedreiro, E.E René Gianetti, E.E Teotônio Vilela, E.E Juvenília Ferreira, E.E Bueno Brandão, E.E Ederlino Lannes, E.E Inácio Castilho, E.E Uberlândia, E.E Parque São Jorge, E.E Inácio Paes Leme, E.E Leonidas Castro Neves (primeira escola de ensino fundamental), E.E Jerônimo Arantes, E.E Mário Porto.

25-10-16-uberlandia-3

25-10-16-uberlandia-7

Alunos ocupam escola em Uberlândia

Fotos: Arquivos Sind-UTE Subsede Uberlândia

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.