Afiliadas da IEAL no Brasil definem ações e metas para 2014/15

No dia 8 de maio, as afiliadas brasileiras da IEAL (Internacional de Educação da América Latina) reuniram-se para definir o cronograma de ações e traçar novas metas para 2014 e 2015. Esse foi o terceiro encontro trimestral do grupo, que é formado pelo PROIFES-Federação, pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e pela Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).

Um dos principais pontos da ocasião foi o início do planejamento do Seminário Nacional, evento que irá reunir diversas entidades para a construção de um documento com as reivindicações do setor. “A ideia é apresentar essa pauta ao governo e aos presidenciáveis para que a educação esteja sempre na agenda das autoridades”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindical). O seminário será promovido no dia 15 de agosto.

De acordo com o vice-presidente do PROIFES-Federação, professor Nilton Brandão (Sindiedutec-PR), “com o adiamento da CONAE (Conferência Nacional de Educação), é fundamental a criação de oportunidades para que as entidades ligadas à educação continuem se mobilizando”, disse.

As afiliadas também citaram o Encontro de Organizações Sindicais da Educação Superior da América Latina e do Caribe, evento promovido pelo PROIFES e pela Contee, em parceira com a ADUFRGS-Sindical e com o Sinpro/RS, realizado em abril. “A dinâmica do encontro foi muito interessante. Existiu uma parte fechada para discussão entre as lideranças e uma parte aberta que mostrou que há uma forte mobilização internacional na educação”, pontuou Eduardo Rolim, que também agradeceu o apoio da CNTE.

Além disso, os presentes trataram sobre ações do ano que vem, como a Conferência Regional da IEAL (com previsão para maio de 2015) e a Conferência Mundial da Internacional da Educação (possivelmente em julho de 2015, no Canadá).

A reunião contou com a presença da professora Fátima Silva, secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente do Comitê Regional da IEAL e do professor Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE, que estava acompanhado dos secretários da entidade Marta Vanelli (Secretaria Geral), Heleno Araújo Filho (Assuntos Educacionais), Gilmar Soares Ferreira (Formação) e Lirani Maria Franco (Secretaria Executiva). Pela Contee, estavam Cássio Filipe Galvão Bessa, coordenador da Secretaria-Geral, e Rodrigo Pereira de Paula, membro da Diretoria Plena. Por fim, pelo PROIFES-Federação, além dos diretores citados, estava o professor Gil Vicente Figueiredo, diretor de Relações Internacionais.

Os presentes, além de discutirem os temas da IEAL, também fizeram uma análise das conjunturas nacional e internacional, do panorama dos países da América Latina e do texto do PNE, recentemente aprovado pela Comissão Especial e que será apreciado em plenário.

A próxima reunião das afiliadas da IEAL será feita antes do Seminário Nacional, em 25/07, na CNTE, para que todos possam se organizar e elencar prioridades. Na data, o grupo também irá se aprofundar no PNE.

(PROIFES, 15/05/2014)