Aos educadores e educadoras, com carinho

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Paulo Freire

É referenciando o mestre e patrono da Educação Brasileira, que o Sind-UTE reforça, nesse 15 de outubro, uma vez mais, a importância das educadoras e educadores na vida de todas e todos, bem como, no seu processo de crescimento pessoal e profissional.

Não obstante ser essa uma data em que professoras, professores, educadoras e educadoras, recebem parabéns, carinho e atenção de maneira geral, o que o Sind-UTE vem reforçar é o quanto a categoria gostaria de receber mais respeito e valorização.

A coordenadora-geral do Sindicato, Denise Romano, diante das mentiras que circulam em grupos de WathsApp dizendo que professoras e professores sexualizam as crianças nas escolas, faz um importante alerta. “É nossa tarefa, nesse momento, explicar para as pessoas sobre essas mentiras escabrosas, feitas por produtores de notícias falsas. Chegam a ser ridículas e vergonhosas as informações que disseminam”, afirma.

Ela também destaca que, muitas vezes, é a professora que primeiro identifica algum tipo de maus-tratos ou de abuso sofridos por aquela criança, que já chega no ambiente escolar fragilizada. “Então, nesse dia, não queremos aplausos, afagos e presentes… queremos respeito e verdade.”

Denise Romano também pontua que, na falta de proposta para discutir emprego e renda saúde, educação, redução do combustível sem tirar recursos de áreas essenciais, a carestia e outros problemas que assolam o provo brasileiro, estão partindo para a disseminação de fake News.

Além de repudiar esses fatos, o Sind-UTE lembra que educadores e educadoras foram fundamentais na pandemia da Covid-19 e fizeram a diferença, num momento em que o país inteiro passava por enormes dificuldades. “Perdemos muitos profissionais da educação e queremos aqui, em memoriam, prestar nosso reconhecimento a eles e dizer que haveremos de honrar, na luta, o legado que nos deixaram. ”

Outra luta que a educação não deixará de fazer, intensamente, diz respeito ao Piso Salarial, que há anos mobiliza a categoria; foi uma conquista por meio de leis federal e estadual, mas, vem sendo negado pelo governo de Minas.

Vídeo, com a mensagem do Sind-UTE, por intermédio da coordenadora-geral, Denise Romano.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sind-UTE/MG (@sindutemg)