Assalariados rurais fundam confederação com apoio da CUT

A luta sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais conta agora com mais uma forte organização na busca da garantia de direitos e de melhores condições de vida e trabalho  no campo. Em clima de forte emoção e com importantes momentos de reflexão e debate, foi fundada neste sábado (31) de outubro de 2015, em Brasília-DF, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR).

A vice-presidenta da CUT, Carmen Foro, participou desse que representa um momento histórico para o movimento sindical rural. Foram dois dias de debates intensos no I Congresso Nacional Extraordinário dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, que contou com momentos de análise da conjuntura política, sobretudo, em relação aos principais desafios para o assalariamento rural no país. Entre os debatedores, estavam o diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanly Gacek; o presidente da CONTAG de 1993 até 1998, Francisco Urbano; o secretário regional da América Latina da UITA, Gerardo Iglesias; o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lúcio, entre outros nomes.

Carmen Foro destacou que há quase duas décadas a CUT já defendia a existência de uma organização específica de assalariados rurais. Parabenizou a direção política da Contag pela iniciativa de apoiar a criação da CONTAR e parabenizou ainda a ousadia de companheiros e companheiras das organizações de assalariados e assalariadas rurais que já vêm mobilizando suas bases há quase duas décadas para que esse momento pudesse estar se concretizando.

“Foi um longo processo de debate e de amadurecimento no sentido de construir uma nova organização para os assalariados e assalariadas rurais e, enquanto isso, a Contag, as Federações e os Sindicatos cumpriram seu papel na defesa dos assalariados no Brasil. A CONTAR nasce a partir do protagonismo dos próprios assalariados e assalariadas rurais e esse é um importante passo para o avanço da luta da classe trabalhadora. Nasce também com enormes desafios a enfrentar, considerando que existem índices alarmantes de informalidade, que as condições de vida e trabalho dos assalariados rurais no Brasil é precaríssima, que o trabalho escravo infelizmente ainda é uma realidade a ser enfrentada  e que há a necessidade de se buscar assegurar a inserção das mulheres nas relações de emprego no campo. Essa é uma relação direta entre capital e trabalho”.

Depois de aprovarem vários pontos propostos no Estatuto, os delegados e delegadas, elegeram a primeira diretoria da CONTAR, composta por assalariados e assalariadas rurais dos estados do Mato Grosso do Sul, Pará, Goiás, Rio de Janeiro e Pernambuco, ficando assim constituída:

Presidente – Antônio Lucas Filho (GO)

Vice-presidente, Formação e Organização Sindical – Raimundo Ferreira Lima (PA)

Sec. Finanças e Administração – Divina Rosa da Cruz – (MS)

Sec. Geral e Assuntos Jurídicos – Everaldo Nazário Barreto (PE)

Sec. De Gênero e Geração – Fabiana Minian (RJ)

Conselho Fiscal – Gilvan José Antunes (PE)

Alexandre de Lima Menezes (PA)

Jacir Pereira da Silva (RJ)
Vale destacar que mais 13 Federações de Assalariados e Assalariadas Rurais já estão fechando o processo de dissociação e devem em pouco tempo integrar também o Sistema CONTAR.

O presidente da Confederação, Antônio Lucas Filho, é oriundo de um Sindicato e de uma Federação de assalariados e assalariadas do estado do Goiás que já nasceram filiadas à CUT.

(Site CUT Nacional – 03/11/25)