
Em 27 de março, conselheiros(as) estaduais que representam os(as) trabalhadores(as) em educação de todo Estado, reuniram-se em Belo Horizonte para construir, coletivamente, as lutas da educação.
No centro da pauta, a avaliação da campanha salarial e da jornada de lutas, com destaque para a necessidade de ampliarmos a mobilização da categoria. As diretrizes aprovadas pelo Conselho foram submetidas à apreciação da categoria na Assembleia Estadual, realizada na tarde do mesmo dia.
:: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui.
Na segunda assembleia deste ano, os(as) trabalhadores(as) em educação aprovaram uma extensa pauta que mantém o foco na resistência e na defesa da escola pública, melhores salários e condições de trabalho. Além disso, assumiram o desafio de mobilizar a categoria para refletir sobre a conjuntura atual e construir coletivamente a ideia de que, somente com união e resiliência, é possível fazer o estadual mudar seu comportamento em relação à categoria e suas demandas.
Nesse sentido, a direção do Sind-UTE/MG retoma o trabalho de base do Sindicato tendo como foco a organização dos(as) trabalhadores(as) por locais de trabalho e o fortalecimento da luta a partir da regionalização das atividades de mobilizações, do próximo período.
O calendário de lutas aprovado destaca a diversidade de iniciativas, como atos de denúncia, movimentos públicos, audiências, paralisações e mobilizações em diferentes regiões do estado e em Brasília. Ressalta ainda, a importância da união e da construção de frentes para fortalecer as reivindicações e ampliar o alcance das ações.
Mudar a realidade depende de reflexão crítica, movimento e união. Assim, convocamos a todos e todas para debaterem a Jornada de Lutas e a Campanha Salarial nas escolas.
DENTRE AS DATAS PROGRAMADAS ESTÃO:
03/04 – Audiência Pública na ALMG – Cobrar do governo do Estado o pagamento do reajuste de 6,27% (PSPN) para os profissionais da educação básica do Estado.
08/04 – Dia Estadual de Luta da Educação com paralisação total das atividades.
22 a 28 de abril – 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, com o tema “Escola Pública não é Negócio. É Direito!”. Nesta semana, iniciaremos uma série de atividades que visam fortalecer a luta em defesa da Educação e que incluem:
- Atividades de mobilização com as ASB`s;
- Plenária de aposentados/as;
- Plenárias Virtuais com ATB´s e Especialistas;
- Plenária com as gestões escolares (diretores e vice-diretores);
- Banca da educação – Aulas Públicas com o tema “Minha Escola Não Está à Venda”.
Compartilhe nas redes: