Assistentes de políticas públicas mantêm mesa de negociações com a PBH por pauta específica

Categorias continuam em estado de greve e retorna ao trabalho na quinta-feira (5)

Assistentes de políticas públicas (APPs) decidiram, em assembleia específica realizada na tarde deste segunda-feira (2) no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), encerrar a paralisação que teve início no dia 6 de maio. Além do reajuste geral (7%, sendo 3,5% a partir de julho e 3,5% a partir de novembro), do aumento do vale-refeição (de R$ 17,00 para R$ 18,50) e dos abonos em parcela única em dezembro (que variam de R$ 600 para quem abaixo de R$ 1.500 a R$ 200 para quem ganha até R$ 5.500), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) garantiu a mesa de negociações da pauta das categorias vai ser mantida. Entre as reivindicações dos APPs está a jornada de 30 horas semanais, regulamentada em lei de 2010 que a PBH não cumpre.

Os APPs aprovaram também a manutenção do estado de greve até esta quarta-feira (4), quando participam de um ato público durante assembleia geral da campanha unificada dos servidores municipais, e retornam ao trabalho nesta quinta-feira (5). O encerramento da  paralisação recebeu 124 votos, contra 74 pela continuidade e dez abstenções.

Na sexta-feira (30), também em assembleia específica,  servidores e servidoras da saúde municipal de Belo Horizonte decidiram, por maioria dos votos, aceitar a nova proposta que a prefeitura apresentou para a categoria e sair da greve geral. Os trabalhos voltaram ao normal na área da saúde no sábado (31). Os servidores da SLU também já haviam tomado essa decisão no dia 29.

A assembleia da saúde, começou às 9 horas, sendo suspensa já no início em razão de uma negociação proposta pela prefeitura ao meio-dia e foi retomada às 14 horas quando o presidente do Sindicato apresentou a proposta final da Prefeitura de Belo Horizonte para a categoria da saúde. Além do reajuste geral e dos abonos, a prefeitura garantiu que até dezembro de 2015 os vencimentos-base dos técnicos de serviços de saúde serão equiparados aos assistentes administrativos da Administração Geral e os vencimentos-base dos agentes de serviços de saúde serão equiparados aos técnicos de serviços de saúde. Essa equiparação será feita em duas etapas: dezembro de 2014 e a outra metade em 2015.

A prefeitura ainda propôs a negociação dos dias parados, por intermédio de reposição aos sábados, domingos, feriados e datas especiais.

(Site CUT/MG – 02.06.14 – Rogério Hilário, com informações do Sindibel)