ATENÇÃO – Sind-UTE/MG se reúne com SEE/MG e reivindica amplo debate e participação da categoria na construção do Calendário de reposição da greve/2022

Na manhã desta quarta-feira (20/4/2022), como já anunciado pela direção do Sind-UTE/MG, foi realizada uma reunião com o Sindicato e as Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag) para tratar do calendário de reposição da greve realizada na Rede Estadual em 2022.

De início, a direção do Sind-UTE/MG reafirmou o compromisso histórico da categoria com a recomposição do calendário letivo, em atenção aos direitos dos estudantes. No entanto, a comissão de negociação sinalizou para os critérios que deverão ser observados no processo de elaboração dos calendários e cuja tônica é: Reposição sim! Punição não!

Assim, o Sindicato apontou que qualquer proposição apresentada pela SEE/MG será avaliada, considerando-se:

– Nenhuma orientação para reposição será encaminhada para aos/às profissionais, até que o calendário esteja construído com o Sindicato.

– As diretrizes para elaboração dos calendários deverão contemplar as especificidades de cada carreira, de forma que toda/o educadora/or tenha seu direito de reposição garantido e sem penalidades com o corte de ponto.

– Observância às diversas realidades das comunidades escolares, como por exemplo, as diferenças entre os cursos semestrais e anuais, já que possuem prazos de encerramento em períodos diferentes do ano.

– A proposta final será fruto das discussões com o Sind-UTE/MG e aprovada em instância deliberativa do Sindicato.

Durante a reunião, também ficou acordado que a SEE/MG encaminhará até o final da tarde de hoje (20/4) uma minuta do calendário, a qual será analisada a partir das diretrizes apontadas pela entidade.

Considerando os prazos para avaliação da minuta e a realização dos debates que o Sind-UTE/MG fará junto à categoria, a comissão de negociação cobrou nova reunião que acontecerá na próxima segunda-feira (25/4), às 10h30.

Fiquem atentas/os às informações que serão publicadas no site e redes sociais do Sindicato!

Reposição sim! Punição não!