Ato público e marcha em defesa da educação encerra o IV Encontro Pedagógico LatinoAmericano em Belo Horizonte

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) e a CUT Minas divulgaram na tarde desta sexta-feira, 17/11, uma marcha em defesa da educação no centro de Belo Horizonte. A concentração começou às 14h, na Praça Afonso Arinos e a marcha seguiu até a Praça Sete onde foi encerrada.

Essa mobilização reuniu educadores e educadoras que participaram, desde o dia 15 de novembro, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte,  do IV Encontro Pedagógico LatinoAmericano.

O evento foi organizado pela IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), e com o apoio de Larärforbundet, da Suécia, e Utdannings Forbundet, da Noruega. Teve início dia 15 e terminou dia 17 de novembro, com o tema “Democracia e Resistência: Educação Pública em Luta”.

Participaram desse encontro cerca de 800 pessoas de 21 países e a maior delegação é a de Minas Gerais, sob coordenação do Sind-UTE/MG. Durante a Marcha, a vice-presidenta da Internacional da Educação para a América Latina, Fátima Silva, afirmou que o Encontro LatinoAmericano foi uma grande oportunidade para o debate ampliado acerca da educação pública que todos e todas querem. Ela afirmou que assim no Brasil, outros países da América Latina também vivem momentos difíceis, em que a educação é seriamente atacada. Mas que a resistência da classe trabalhadora unida é capaz de enfrentar essa situação.

A vice-presidenta da Internacional da Educação (Ieal), Fátima Silva, disse que o IV Encontro Pedagógico LatinoAmericano mostra a força da educação e dos profissionais desse segmento na América Latina.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG e presidenta da CUTMG, Beatriz Cerqueira, falou durante a abertura oficial do IV Encontro Pedagógico LatinoAmericano e denunciou os ataques que a educação vem sofrendo. Também criticou a violência contra as mulheres, a intolerância e os ataques aos templos de tradições da matriz africana.

Fotos: Jéssica Souza – Sind-UTE/MG – Cobertura Jornalística/ Produção de Conteúdo e Vídeos: Studium Eficaz