Bloco do Pirulito sai às ruas de Belo Horizonte para mais um Carnaval Sem Aids/DST

Concentração e desfile conscientizam população para a importância da prevenção

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região deu início na noite de terça-feira (10) à 22ª edição de seu conhecido Carnaval Sem Aids/DST. A festa deste ano contou com a participação da bateria da escola Acadêmicos de Venda Nova e da Corte Real Momesca da capital mineira eleita em 2015. No trio elétrico que percorreu as ruas do Centro, Joel Swing e P.Sé Diminuta, da Unidos da Tijuca (RJ), cantaram o samba-enredo composto por Enilson Nascimento. Os atores da Cia dos Aflitos acompanharam o Bloco desde a concentração.  O desfile seguiu até a Praça Sete, onde se localiza o Pirulito que dá nome ao bloco e é um dos marcos da capital mineira. A festa prosseguiu no local com muita animação dos foliões e adesão da população de BH Durante a concentração e o desfile, houve distribuição de kits com preservativos e folderes.

“Estamos novamente nas ruas para, ao mesmo tempo em que exaltamos a alegria do momento, ajudamos na conscientização da população sobre a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a Aids. Infelizmente, todo o ano precisamos repetir que o uso do preservativo é fundamental. Precisamos reforçar isto a cada ano, principalmente porque as pesquisas comprovam que o percentual de pessoas que deixam de usá-los, quando se relacionam sexualmente com quem não conhece, ainda é grande. Reforçamos, também, a importância de fazer o teste dentro de 30 dias, prazo conhecido como janela de imunização. Agradecemos o apoio de outras categorias e da CUT em mais um Carnaval Sem Aids/DST”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, Eliana Brasil.

Chegando à sua 22ª edição, o Carnaval Sem Aids/DST sempre teve como principal objetivo chamar a atenção para temas ligados ao HIV e acompanhou o processo de evolução da prevenção e dos tratamentos no Brasil. O projeto teve início em 1994, quando, inspirado no exemplo de artistas franceses que “vestiram” um monumento de Paris um ano antes, o Sindicato dos Bancários cobriu o Obelisco da Praça Sete, popularmente conhecido como Pirulito, com uma “camisinha gigante”.

Desde então, o Sindicato dos Bancários de BH e Região realiza o seu Carnaval e leva o Bloco do Pirulito às ruas todos os anos. O projeto já faz parte do calendário oficial do carnaval de Belo Horizonte e mantém-se vivo como importante instrumento na luta contra a Aids, as DST e o preconceito enfrentado por portadores do vírus HIV.

Para o diretor de Cultura do Sindicato, Jerry Adriane, o tempo tem comprovado a importância do projeto. “Ao longo desses 22 anos, o Carnaval Sem Aids/DST evoluiu com a sociedade. Priorizando a prevenção, ao levar informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis à população, o projeto tem contribuído para a educação sexual de jovens e adultos, superando preconceitos e valorizando a vida”, afirmou.

Em Sete Lagoas, o projeto Carnaval Sem Aids/DST se concentrará, nesta quarta-feira (11), na Praça JK, com barracas que oferecerão orientações à população sobre Aids e outras DSTs, dengue e febre chikungunya, saúde bucal, exploração sexual de crianças e adolescentes e hidratação, além de aferição de pressão arterial. No mesmo dia, também ocorrem apresentações de esquetes teatrais educativos e a distribuição de kits preventivos nas agências bancárias da cidade.

A programação se encerra nesta sexta-feira (12) no município de Itaúna, onde também serão realizadas apresentações de esquetes teatrais educativos nas agências bancárias. Já à noite, o Bloco do Pirulito se concentrará juntamente com o Bloco Pau de Gaiola na Praça da Lagoinha, onde também será realizada a eleição da Garota Pirulito.

Confira a programação:

Sete Lagoas

11 de fevereiro – quarta-feira

Concentração: Praça JK.

10 às 15h – Barracas com orientações sobre dengue e febre chikungunya, saúde bucal, DST/AIDS, exploração sexual de crianças e adolescentes e hidratação. Apresentações de esquetes teatrais, aferição de pressão arterial e distribuição de kits preventivos (folder + preservativo).

11 às 13h – Apresentações de esquetes teatrais educativos e distribuição de kits preventivos (folder + preservativo) nas agências bancárias de Sete Lagoas.

Itaúna

12 de fevereiro – quinta-feira

11 às 13h – Apresentações de esquetes teatrais educativos e distribuição de kits preventivos (folder + preservativo) nas agências bancárias de Itaúna.

A partir das 19h –  Concentração na Praça da Lagoinha e desfile do Bloco do Pirulito em conjunto com o Bloco Pau de Gaiola. Concentração: Praça da Lagoinha.

(Site CUT/MG – Rogério Hilário, com informações do Sindicato dos Bancários de BH e Região – 11/02/15)