Caminhada da Rede Municipal de Patrocínio rumo à filiação ao Sind-UTE/MG

Tudo começou no mês de março de 2017 quando, nós, servidores municipais fomos procurar o Sindicato dos Trabalhadores Municipais da nossa cidade e, além de sermos mal recebidos, saímos de lá com a certeza da procura por um novo sindicato. Foi assim que surgiu a ideia de procurar a Subsede do Sind-UTE/MG de Patrocínio por meio dos diretores Gilberto José de Melo e Deyse Ferreira que prontamente se colocaram à nossa disposição.

No dia 24 de março, organizamos uma assembleia de votação de uma Comissão que ficaria responsável por representar a categoria da educação dos servidores municipais até a concretização da filiação. Neste momento, fizemos a apresentação do Sind-UTE/MG para os servidores por intermédio do Gilberto e da Deyse. Nesta assembleia, a formação da Comissão Municipal da Categoria da Educação ficou representada por: Beatriz Caixeta, Flávia Silva, Daniela Sangaleti, Paula Guimarães, Rafael, Vagner e Vanessa Brito. Ficou decido, por unanimidade, continuar com o processo de mudança de sindicato.

No dia 28 de abril de 2017, conseguimos pela primeira vez em nossa cidade a adesão da categoria da educação dos servidores municipais na greve nacional. Foi um momento histórico. Conseguimos a adesão de 90% da rede. Foi uma conquista enorme. Diversas pessoas compareceram em nosso movimento. Tivemos a oportunidade de falar publicamente contra todos os tipos de repressão, seja no âmbito federal, seja estadual ou municipal. Em nosso município, antes do dia 28, sofremos várias ameaças por parte do governo municipal, porém, não conseguiram nos intimidar.

Após essa grande conquista, continuamos a sofrer várias perseguições. Tivemos a informação por intermédio de um parecer jurídico do procurador do município, alegando a ilegalidade da greve. Neste momento, os servidores, que sempre confiaram em nosso trabalho, nos cobraram sobre o corte de ponto que poderia ocorrer. No mesmo dia, os secretários das escolas e centros de educação infantil foram orientados a colocar falta no livro de ponto. Neste caso, fomos até ao Ministério Público e cobramos para que tivéssemos a reposição da aula. No mesmo dia, recebemos um comunicado falando que não haveria corte no ponto e que haveria reposição.

No dia 19 de maio, a Paula e a Vanessa foram ao Congresso da Rede Municipal junto à sede do Sind-UTE/MG. Foi uma experiência única. Elas nos relataram como aconteceria o nosso processo de filiação e, neste momento, começamos a entregar as fichas de filiação para serem preenchidas. Nós considerávamos que este seria a etapa mais difícil, porém, pudemos notar que os servidores estão em busca de pessoas que possam lutar pela categoria. Desta forma, com muita credibilidade, conseguimos uma boa adesão.

Iniciamos, assim, um processo de parceria. Começamos a nos reunir com a Subsede do Sind-UTE de Patrocínio para, juntos, tomarmos algumas decisões. Foram momentos em que tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais a fundo a política do Sind-UTE/MG. Começamos a conhecer a luta democrática, em que todos têm a liberdade de expressão através do respeito ao outro.

Começamos a protocolar documentos, fizemos reunião com a secretária municipal da educação, participamos de reuniões sobre avaliação de desempenho representando os servidores municipais, enfim, continuamos arduamente a nossa luta, dia após dia, para ver um sonho a ser conquistado.

No dia 28 de junho oficializamos o processo de filiação por meio de uma assembleia na Câmara Municipal de Patrocínio, em que tivemos a presença ilustre da diretora do Sind-UTE/MG, Lecioni Pereira Pinto. Na assembleia, os servidores puderam conhecer a história da Subsede e da Sede do Sind-UTE/MG. Foi um momento, em que todos colocaram sobre os nossos direitos e, principalmente, ressaltaram a importância da filiação na garantia de tais direitos, uma vez que estamos passando por um processo de avaliação trimestral e tivemos casos de perseguição, especialmente, por causa da luta sindical. Foi um momento histórico e uma conquista para a nossa categoria, Nunca houve movimento parecido ou igual em nossa cidade. Nesta assembleia, foi unânime a aprovação de filiação ao Sind-UTE/MG. A partir desta data, iniciamos um novo ciclo: agora, sendo representados oficialmente pelo Sind-UTE/MG.

A nossa caminhada apenas começou! Temos certeza que, a partir de agora, teremos uma representação ativa. Os coordenadores da Subsede de Patrocínio tiveram um destaque especial nesse processo nos direcionando a cada passo. Agora, o momento é de lutar para que todos os direitos sejam garantidos e que nenhum seja retirado. Temos um lema: “Juntos somos mais fortes!” Acreditamos que a união faz a diferença e que a nossa luta é coletiva. Iremos até o fim!

01-08-2017-patrocinio-image1

01-08-2017-patrocinio-image2