Notícias

Cidade mineira ganha creche de R$ 1,7 milhão para atender 140 crianças de dois a cinco anos

• 19/02/2014

O ministro da Educação, Henrique Paim, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 17, a creche Augusto Soares da Cunha, em Governador Valadares (MG). A unidade conta com oito salas de aula, cantina, área para recreação e laboratório de informática, para atender 140 crianças de dois a cinco anos. A obra custou R$ 1,7 milhão.

Recepcionado por um coral de 53 crianças de quatro anos, Paim destacou a qualidade das escolas patrocinadas pelo Governo Federal. “Este padrão de excelência que vemos aqui será para todas as demais creches do país”, disse. Foi a primeira creche inaugurada pelo ministro. “É uma emoção muito grande participar desta inauguração, já que esta é a primeira placa com meu nome como ministro. Esta creche está guardada em minha mente e em meu coração também”, concluiu.

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, defendeu a importância da educação na formação integral dos estudantes e o apoio do Governo Federal para inaugurar outras seis creches até o final deste ano. “Educação é o presente e o futuro, queremos avançar mais nas escolas de tempo integral”, afirmou.

Uma das beneficiadas pela nova creche é a assistente administrativa Graciele Dias de Souza, 38 anos, mãe de dois filhos, um com quatro anos e outro de dois meses. “É uma felicidade muito grande não precisar largar meu emprego e ainda assim garantir para o meu filho uma educação de qualidade. A creche perto de minha casa vai me proporcionar tudo isso”, disse.

Pronatec – Na manhã desta segunda-feira, o ministro Henrique Paim acompanhou a presidenta da República, Dilma Rousseff, na cerimônia de formatura de 1.254 alunos em cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para beneficiários do Plano Brasil Sem Miséria.

Para a presidenta, o programa fortalece o espírito empreendedor do brasileiro e aumenta a autoestima daqueles que fazem os cursos. “O Pronatec mostra a engenhosidade, o empreendedorismo e a imensa dignidade dos brasileiros. Aqueles que não acreditam e não respeitam os beneficiários do Brasil sem Miséria, do Bolsa Família, é que não conhecem, de maneira alguma, a imensa capacidade de trabalho, dignidade e autoestima de cada brasileiro e brasileira”, destacou Dilma.

O  Pronatec foi criado em 2011 para aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, notadamente os cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada. O propósito é o de garantir qualificação profissional a estudantes e a trabalhadores.

(Site MEC – 17.02.14 – Assessoria de Comunicação Social)

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG