CNTE abraça a causa do Movimento Outubro Rosa

A CNTE, que representa mais de 2,5 milhões de trabalhadores da educação básica no país, reconhece a importância do Movimento Outubro Rosa, que quer estimular a prática do exame preventivo anual contra o câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as mulheres representam mais de 80% dos docentes da Educação Básica brasileira. Em nome das mulheres da educação por ela representadas, a CNTE convoca as entidades filiadas a divulgar a iniciativa.

A campanha Outubro Rosa acontece desde 2008. É um movimento internacional que busca sensibilizar governos e entidades privadas sobre a necessidade de compartilhar a responsabilidade pela saúde da mulher, particularmente quanto ao câncer de mama, por meio da oferta de equipamentos adequados e informação.

A secretária de Relações de Gênero da CNTE, Isis Tavares, lembra que as consultas de rotina são importantes a partir dos 40 anos e fundamentais após os 50 anos, faixa etária mais afetada. Casos na família, entretanto, podem resultar no desenvolvimento da doença em mulheres mais jovens: “Uma das questões mais relevantes desse movimento é garantir que a mulher tenha uma vida com qualidade. Para nós, as políticas atuais do governo federal em relação ao câncer de mama e de colo de útero são extremamente importantes e mostram um resultado da luta das mulheres no movimento social. Nossos sindicatos vão divulgar a campanha e estimular a participação da categoria. E o outubro rosa é um momento também para as educadoras chamarem a atenção para o assunto dentro da escola”.

CNTE Informa