CNTE celebra o Dia Mundial dos Docentes

Realizado anualmente em 5 de outubro, desde 1994, o Dia Mundial dos Professores comemora o aniversário da assinatura da Recomendação UNESCO/OIT sobre o Estatuto dos Professores em 1966. A data tem como objetivo homenagear os docentes e mostrar o papel essencial que desempenham para fortalecer a sociedade ao conferir às crianças, jovens e adultos competências em assuntos essenciais, além de ajudarem a formar cidadãos responsáveis, tanto a nível local como global.

Em muitos lugares, os professores são privados da liberdade e do apoio que precisam para oferecer aos alunos uma educação de qualidade. As condições precárias de trabalho, como os contratos de curto prazo, além da perda de liberdades, são motivos de preocupação na comunidade acadêmica. Com o objetivo de debater ainda mais esses problemas, o tema da campanha deste ano é “Ensinar na Liberdade, Empoderando os Professores”.

O foco é enfatizar as incertezas que os docentes enfrentam em seu trabalho e mostrar que eles só conseguem oferecer o seu melhor quando são capacitados e recebem o empoderamento necessário para que trabalhem efetivamente em um mundo desafiador.

De acordo com a declaração conjunta divulgada pela Internacional da Educação (IE), UNESCO, Organização Internacional do Trabalho (OIT), PNUD e UNICEF, a liberdade acadêmica é fundamental para os docentes de todos os níveis da educação, mas, em especial, para os profissionais do ensino superior, apoiando sua capacidade de inovar, explorar e atualizar a última pesquisa pedagógica. “Em todos os níveis de educação, a pressão política e os interesses comerciais podem restringir a capacidade dos educadores de ensinarem em liberdade”.

A declaração descreve professores habilitados como profissionais que têm acesso a treinamento de alta qualidade, salários justos e oportunidades de carreira para o desenvolvimento profissional. No entanto, os professores também devem ter a liberdade de apoiar o desenvolvimento dos currículos nacionais, bem como a autonomia profissional para um melhor desenvolvimento nas aulas.

Para colocar palavras em ação, os líderes da Internacional da Educação (IE) e suas afiliadas estão espalhando a mensagem em eventos ao redor do mundo. Faça parte desta campanha você também!

Fonte CUT Minas

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.