CNTE debate mobilização nas redes sociais durante Seminário de Comunicação

Nesta quinta-feira (22/10), começou o V Seminário Nacional de Comunicação da CNTE Vito Giannotti. Durante abertura do evento, o presidente da CNTE, Roberto Leão, enfatizou a importância de trabalhar de maneira correta com as mídias sociais. “Os nossos sindicatos devem estar abertos a participar das redes para levar nossa voz a todas as bases. Podemos fazer uma comunicação bem feita e bem articulada. Temos que estabelecer uma maneira de nos comunicarmos para levar a nossa opinião aos veículos.”

Para Joel de Almeida, Secretário de Imprensa e Divulgação da CNTE, o encontro é fundamental porque ele tem o objetivo de melhorar e de aprofundar a comunicação dos sindicatos com a sua base e também com a sociedade. “E ele se dá em um momento vital para todos nós, porque nós estamos em momento de ampliação das redes sociais, da necessidade de melhorar a comunicação interpessoal e a comunicação entre as diversas entidades. E o seminário traz, com êxito, esse trabalho e a gente espera que tenha boas consequências, mais tarde, na organização dos trabalhadores.”

Na primeira palestra do dia, o jornalista Renato Rovai, coordenador da Revista Fórum, falou sobre as potencialidades e os limites das redes sociais ante os conglomerados de comunicação. “O mundo que vivemos hoje é bem diferente daquele de quando alguns começaram a militar. Neste curto espaço de tempo sofremos muitas mudanças nas relações sociais. Com o avanço da internet, a web 2.0 popularizou o modelo colaborativo e quebrou o modelo de comunicação tradicional. Além disso, vivemos em uma era que não dá para fazer disputas sem causas e emoção.”

Após a palestra, educadores e assessores de comunicação que participam do seminário debateram sobre o tema, trocaram experiências e expressaram as dificuldades que vivem diariamente nas entidades, além de enfatizarem a importância do uso das mídias sociais no trabalho que realizam em seus sindicatos.

No final da manhã, a CNTE fez uma homenagem póstuma à Vito Giannotti, referência em comunicação sindical e idealizador do Núcleo Piratininga de Comunicação, que defende a comunicação dos sindicatos e dos movimentos sociais. Nesse momento, a CNTE reforçou a importância de dar continuidade à luta que ele começou e incentivou, na comunicação dos trabalhadores para a transformação do mundo. A esposa, Cláudia Santiago, estava presente e, emocionada, contou sobre os trabalhos realizados ao lado do marido. “É importante manter vivas as ideias do Vito. Ele continua sendo uma pessoa muito especial e sempre lutou por uma sociedade justa e igualitária. Ele acreditava fortemente na força da classe trabalhadora e nunca abriu mão de suas convicções de defesa dos seus direitos. Ele dizia que nós temos tempo, nós vamos chegar lá. Essa é a grande mensagem”.

O avanço do ideário fascista na sociedade e na mídia e o protagonismo da TVT serão temas de debates no período da tarde. Nessa sexta-feira, dia 23/10, o seminário vai abordar cases de sucesso na área de comunicação com experiências de entidades participantes.

(Site CNTE – 22/10/15)