CNTE e movimentos sociais organizam ato em defesa do Pré-Sal para a Educação e Saúde

O dia 03 de outubro é um dia importante para o povo brasileiro, a data de criação da Petrobrás, no ano de 1953. Como já ocorreu em outras oportunidades, o povo brasileiro esta sendo chamado para sairmos às ruas do país nesta data, em comemoração aos 62 anos da Empresa, mas também reivindicando para que se cumpra a lei que determina que os recursos obtidos na exploração do petróleo (fundo social e Royalties) sejam utilizados na educação e na saúde.

A Petrobrás sempre foi fundamental para a nossa soberania. Ficou maior com a descoberta do Pré-Sal que coloca o Brasil entre os três países com maiores reservas mundiais. Foi importante a criação de novas regras, entre elas a que determina que 50% do fundo social sejam destinados a educação e que a totalidade (100 %) dos Royalties obtidos na exploração do petróleo seja utilizada na Educação (75%) e na Saúde (25%). Em junho/2015 o fundo social contava com seis bilhões de reais.

Nossa soberania tem sido ferida, em constantes ataques à Petrobrás, com intenção de desvalorizar, sucatear e privatizar esta que é umas das maiores empresas do mundo. Projetos de Lei como o 131/2015 e outros, visam diminuir a participação da Petrobrás no regime de partilha do Petróleo e, com isso, canalizar os lucros para o estrangeiro, roubando mais uma vez a nossa riqueza.

Neste 03 de outubro vamos pras ruas afirmar que o petróleo e o pré-sal pertencem ao povo brasileiro e são riquezas que devem se transformar em investimentos sociais, beneficiando o povo, com garantia que os recursos do Fundo Social e dos royalties sejam utilizados para a Educação e a Saúde.

Em Caxias do Sul, assim como em diversas cidades brasileiras, serão realizadas atividades alusivas ao Aniversário da Petrobrás e em Defesa dos Direitos do Povo Brasileiro sobre o Petróleo, por Democracia e por uma Política Econômica que leve os ricos a pagarem o custo dos ajustes e não os trabalhadores e trabalhadoras.

PROGRAMAÇÃO:

9h – Seminário: Petróleo: Energia, Educação e Saúde em Disputa