CNTE organiza 1º Encontro Nacional de Educadores (as) Indígenas

Nos dias 9 e 10 de março, a CNTE realiza o 1º Encontro Nacional de Educadores Indígenas, em São Paulo. O objetivo desta atividade é discutir as experiências sobre a educação indígena nos estados entre cerca de 30 participantes e falar sobre a organização e gestão da educação escolar indígena.

Para a secretária geral da CNTE, Marta Vanelli, a partir deste encontro a instituição quer formar o coletivo de educadores indígenas da Confederação. “É algo inédito na CNTE, pois não temos organizações destes profissionais. A partir desta organização vamos conseguir fazer intervenções de maior qualidade na educação indígena, incorporar toda a luta da CNTE, assim como qualificar ações dos sindicatos filiados, onde eles terão que organizar este segmento”.

De 11 a 13 de março, a Internacional da Educação promove um encontro mundial, que irá reunir educadores indígenas de toda América Latina, também em São Paulo. “Nós vamos contar com a presença de dirigentes sindicais do Canadá e da Noruega, que são países que tem bastante desenvolvido uma política de inclusão e uma política de como conviver com as diferenças”, conta secretária internacional da CNTE, Fátima Silva. O encontro servirá para estudar como as políticas ofertadas pelo estado quanto à oferta até a educação básica, mais também quanto à formações de professores no continente.

Confira a programação:

Dia 09/03/2015

Até 13h – Entrada no Hotel

13h – Almoço

14h às 15h – Abertura e Apresentação

15h – Mesa: Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena

Debatedores: Maria Cunha/Wanderley Dias

16h30 – Coffebreak

18h30 – Encerramento do dia

20h – Jantar

Dia 10/03/2015

9h – Mesa: Troca de experiências sobre a educação indígena nos estados

Debatedores/as: Um representante por estado presente

11h – Conffebreak

12h30 – Almoço

14h – Trabalho em Grupo

16h – Coffebreak

16h:30 – Plenária

17h:30 – Organização do Coletivo

18h – Encerramento

Fonte: CNTE

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.