CNTE participa de Congresso no Haiti

O secretário de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Gilmar Soares Ferreira, está em Porto Príncipe, no Haiti, juntamente com Monica Souza, representante do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), para participar do nono Congresso da Confederação Nacional dos Educadores do Haiti (CNEH), com o tema “A valorização da profissão docenete para uma educação da vida e para a vida”. O evento vai até o dia 18, com a presença de representantes dosMinistérios da Educação e da Formação Profissional, da International da Educação (IE), da União Caribenha dos Professores (CUT) e de diversos sindicatos. De acordo com a secretária geral Lourdes Edith Joseph Delouis, o objetivo é promover novas parcerias e troca de experiências.

De acordo com o secretário, além dos temas relacionados à valorização profissional, os congressistas irão tirar resoluções sobre condições dignas de ensino, desenvolvimento com justiça, engajamento político, a questão da mulher e das crianças, entre outros assuntos.

Na abertura, o representante da CNTE falou do compromisso da confederação brasileira e de suas entidades de base em assegurar os recursos para o início das obras de reconstrução da sede da CNEH, após o terremoto que aconteceu em 2010.