CNTE participa de debate sobre os desafios das trabalhadoras e trabalhadores da educação além das salas de aula, Sind-UTE/MG também participa da discussão

Sind-UTE/MG também participa da discussão

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) também participa da reunião, representado pelos diretores: estadual Jonas Willian Pereira da Costa, Leôncio Caetano de Faria, de Redes Municipais e a secretária de Organização da CNTE e diretora estadual do Sindicato, Marilda de Abreu Araujo.

O objetivo dessa reunião é discutir os direitos e avanços das categorias profissionais que atuam nos espaços de aprendizagem, como atores do processo educacional, mas que não são professores e professoras, e a CNTE, participa dessa pauta de grande importância, no sentido de evitar a fragmentação do sistema educacional e a privação de uma plena atuação sindical dos vários profissionais que compõem esse grupo, como por exemplo, os funcionários/as administrativos/as, merendeiras/os, inspetores/as de alunos/as, bibliotecários/as, entre outros.

Na sua fala, durante a mesa de abertura, Edmilson Lamparina, Secretário de Funcionários da CNTE, comemorou o reconhecimento que a categoria tem alcançado, a ponto de mobilizar companheiros e companheiras de outros países da América Latina e comentou sobre a grande adesão das entidades filiadas ao evento. Na mesma ocasião, o presidente da CNTE, professor Roberto Franklin de Leão, ponderou  que “a lógica de que todos os trabalhadores da educação são educadores é nova e tem que enfrentar barreiras neoliberais”.

Olhando para a situação dos funcionários de escola nos países da América Latina, podemos realmente afirmar que ela não é muito diferente da realidade dos professores, especialmente no viés da valorização salarial, profissional e social e foi com essa compreensão que a Internacional da Educação para América Latina preparou uma pesquisa intitulada “Trabalhadoras e trabalhadores da educação como parte do processo da educação pública”.

O documento preliminar dessa pesquisa, conduzida pelo Dr. Juan Arancibia, consultor da IE, foi o ponto de partida para um debate em que os participantes reiteraram os resultados apontados no estudo desenvolvido, de que a escola tem que ultrapassar as quatro paredes para atender os novos tempos da tarefa de educar.

Programação

Quinta-feira, 4 de setembro

09:30h              Abertura

10:00h              Contexto e perspectiva da reunião de trabalho

10:30h              Intervalo

10:45h              Apresentação do Estudo sobre funcionários

Dr. Juan Arancibia – consultor da Internacional da Educação

12:30h              Almoço

14:00h              O pano de fundo conceitual sobre trabalhadores e profissionais da

educação

Dr. João Monlevade – consultor da CNTE

15:00h              Como se organizam os trabalhadores/as da educação no Brasil

Prof. Roberto Franklin de Leão – presidente da CNTE

16:00h              Intervalo

16:30h              Debate

 

Sexta-feira, 5 de setembro

09:00h              Como se organizam os funcionários ou “não docentes” nos países participantes

Apresentação por país

10:30h              Intervalo

11:00h               Continuação do tema anterior

12:30h              Almoço

14:00h              Definição de uma estratégia de trabalho por país e na América Latina

Trabalho em Grupos

15:00h              Definição do conceito sobre funcionários, não docentes, trabalhadores da

educação ou outro

16:00h              Intervalo

16:30h              Debate e deliberações do plenário

 

Reunião de Trabalho dos Funcionários da Educação na América Latina

04 e 05 de setembro de 2014

Hotel Marabá – São Paulo/SP – Brasil

Informações: Jordana Mercado

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.