Notícias

CNTE participa de seminário nacional sobre a BNCC

  • 30/09/2015


Nos dias 24 e 25 de setembro a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2015 é assunto de um seminário nacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A CNTE e seus sindicatos, representados pelas secretárias geral Marta Vanelli, de Organização Marilda de Abreu Araújo, executivas Lirani Maria Franco e Berenice Jacinto D’Arc, e pela diretora do Sind-UTE/MG Mônica Souza,  participam do encontro, que tem o objetivo de dialogar, discutir e apresentar o sistema que coletará as contribuições para a redação do documento final.

A Base Nacional Comum (disponível em basenacionalcomum.mec.gov.br) foi prevista na Constituição para o Ensino Fundamental e ampliada, no Plano Nacional de Educação, para o Ensino Médio. De acordo com o proposta, haverá impactos na formação inicial e continuada dos professores e alterações no material didático com a incorporação de elementos audiovisuais e conteúdos específicos.

Marta Vanelli, secretária geral da CNTE, aponta que é necessário garantir a efetiva participação dos profissionais: “Um seminário nacional servirá para pactuar as divergências no documento e, ainda, é preciso garantir representação dos sindicatos filiados nas comissões estaduais e municipais responsáveis por organizar o debate”. A CNTE está analisando o documento-base e vai apresentar propostas elaboradas por especialistas da entidade.

A Base vai funcionar como uma cartilha para determinar o que todos os estudantes brasileiros têm direito e devem aprender durante o ensino público. Na prática, apresenta os conteúdos mínimos a serem vistos em sala de aula para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.

Segundo o documento preliminar, o currículo terá 60% de conteúdos comuns para a Educação Básica do ensino público e do privado. Os 40% restantes serão determinados regionalmente, considerando as escolhas de cada sistema educacional. Saiba mais aqui.

(Site CNTE – 24/09/15)



Multimídia


Newsletter Sind-UTE/MG


    Informativo Ver todas


    Informativo Especial de Greve - A luta sempre vale a pena
    6/4/2022 - Informa Especial de Greve
    Informativo Especial de Greve
    Especial Jurídico
    188
    187
    186
    185
    184

    Cadastre-se aqui!

    img

    Links



    Opinião

    Todos artigos