CNTE participa de Simpósio Internacional pela Educação Pública, no México

Dias 4 e 5 de setembro, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidente mundial pela América Latina da Internacional da Educação (IE), Roberto Leão, e a ex-presidente da CNTE Juçara Vieira estiveram presentes no Simpósio Internacional pela Educação Pública, em Monterrey, México.

Roberto Leão participou da mesa de abertura do evento, que teve como objetivo discutir a educação pública de qualidade e os direitos dos professores.

Durante o debate “Os Saberes dos Docentes: formação e desempenho profissional”, Juçara Vieira chamou atenção para o fato de que existe um desafio geracional a ser respondido pela educação, pois as crianças e os jovens já nasceram sob os impactos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). “As TICs, embora fundamentais, são ferramentas e não fim em si mesmas. Nesse sentido, a escola precisa significá-las, pedagogicamente, no contexto do projeto que desenvolve. Isso requer que os educadores encontrem condições para fazer seu trabalho teórico-prático por meio da formação inicial e permanente, carreiras articuladas e salários compatíveis com as exigências da profissão”.

O evento, organizado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Educação (SNTE) e prestigiado por autoridades locais, como o governador do estado de Nueva León e o secretário nacional de Educação do México.

Nos dias 9 a 11 de setembro, Roberto Leão participou do XI Congresso Político Educativo da Confederação de Educadores Argentinos (CEA) e IV Congresso do Movimento Pedagógico Latinoamericano (edição 2015) “Ampliação e aprofundamento de direitos na Educação”, em Mendoza, na Argentina.

CNTE Informa 732