CNTE participa do 26º Congresso da FETEMS em Nova Andradina

Sempre perto de sua base e do debate sobre uma educação pública de qualidade a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), se fez presente em mais um Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), que aconteceu no município de Nova Andradina, de 10 a 13 de setembro.

Contribuindo com os mais diversos debates, sobre a valorização dos trabalhadores em educação, o papel do movimento sindical no atual cenário nacional, na defesa do estado democrático e de direito e na construção de um ensino público de qualidade, laico, humano e igual, a CNTE foi representada no evento pelo presidente, Roberto Franklin Leão, pela secretária de relações internacionais, Fátima Silva e pelo secretário de formação, Gilmar Soares.

Em sua fala, Leão, enfatizou o comportamento individualista de uma geração educada sobre a lógica do sistema neoliberal. “Hoje a juventude apresenta dificuldade em debater questões coletivas. Nos sindicatos temos dificuldades na renovação dos quadros porque são poucos os jovens com o ideal de uma causa coletiva, e nós, enquanto trabalhadores em educação, temos um papel fundamental para reverter essa lógica”, pontuou.

O presidente disse ainda que a FETEMS está de parabéns, por mais uma vez, reunir os trabalhadores em educação para a troca de experiências e fortalecimento da luta. “Tenho grande apresso pelo trabalho que esta importante Federação desenvolve na nossa batalha constante pelos direitos da categoria e pelo fortalecimento do movimento sindica da educação. Só de vermos o tamanho e a participação da base neste Congresso sabemos a força que a FETEMS possui”, disse.

Para a secretária Fátima Silva, que é de MS e já foi presidente da FETEMS, o momento é de muita organização, debate e união da classe trabalhadora. “A nossa Federação possui um papel essencial não só no debate sobre a educação pública, quanto na luta constante pelos direitos da classe trabalhadora e pela manutenção da democracia, digo isso dado o cenário nacional que estamos vivenciando e são em momentos como este que os trabalhadores em educação de MS conseguem se reunir, debater, tomar conhecimento com a experiência dos palestrantes, do que está acontecendo e como eles são importantes nas nossas batalhas constantes”, afirma.

Já Gilmar Soares, que debateu sobre a conjuntura atual da implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) em todas as esferas, a FETEMS possui papel fundamental na consolidação do PNE. “Sabemos que recentemente houve retrocessos em pontos que havíamos conquistado com muito trabalho, como a questão dos recursos para a educação pública, por esse motivo acredito que oportunidades como essa são tão importantes, pois é aqui que os trabalhadores em educação conseguem se informar mais, discutir, perguntar, expor opiniões e se preparar para os debates, pois não podemos aceitar, por exemplo, que o ensino público seja prejudicado por um PNE que deveria melhorar a questão do financiamento da educação pública e não submetê-la ao viés do mercado”, Conclui.

(FETEMS, 13/09/2015)

CNTE Informa 733