Notícias

CNTE participa do encontro latinoamericano sobre políticas públicas em educação para os povos indígenas

• 23/03/2015

A CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação juntamente com a IEAL – Internacional da Educação para América Latina, participou em São Paulo/SP, entre os dias 11 e 13 de março, a V Reunião Regional “Educação Pública e Povos Indígenas”.

As reuniões anteriores aconteceram na Guatemala, Bolívia, Peru e, no ano passado, em Manaus/AM e reuniram lideranças sindicais e professores indígenas latinoamericanos com o objetivo de fortalecer a capacidade sindical na elaboração de políticas de defesa da educação pública para os povos indígenas.

A reunião aconteceu justamente após os dois dias de trabalho do Encontro Nacional de Educadores(as) Indígenas, em que foram definidas as estratégias para a criação do coletivo de educadores indígenas da CNTE que, entre outras bandeiras, defenderá a valorização da educação indígena dentro do sistema nacional de educação.

Historicamente, a IEAL sempre tem promovido a educação multicultural com resgate das línguas originárias numa perspectiva de pedagogia intercultural. Para essa reunião, foram levados temas e estudos que analisam a situação da educação para as populações que deram origem à América Latina, documentando e fornecendo subsídio às organizações sindicais filiadas que se aprofundarão nessa temática.

A reunião em São Paulo contou com a participação do presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, e dos diretores: Fátima Silva, Marta Vanelli, Claudir Mata e Lirani Maria Franco. Também estão representadas doze (12) entidades afiliadas: SINTERO/RO, SINTEP/MT, SINTET/TO, SINSEPEAP/AP, SINPROESEMMA/MA, SINTEPP/PA, SINTEAC/AC, SINTE/SC, SINTER/RR, FETEMS/MS, SINTEGO/GO e APEOESP. Além do Brasil como país anfitrião, estavam presentes: Noruega, Peru, Bolívia, Paraguai, Guatemala, Argentina, México e Costa Rica.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira 11 de março de 2015:

09:00 – Abertura dos trabalhos.

10:00 – Apresentação dos/das participantes e metodología da atividade

11:00 – Balanço e Experiência das Políticas Educativas para os Povos Indígenas – Dr. Juan Arancibia

12:00 – Debate

14:00 – Situação das populações originárias no Brasil e na experiência acadêmica das Universidades – Profa. Beleni Salete Grando da Universidade Federal do Mato Grosso

16:00 – Situação e desafios educacionais das populações originárias na Guatemala – Dr. Oscar Hugo López da Universidade San Carlos da Guatemala.

Quinta-feira 12 de março de 2015:

09:00 – Experiência do Ministério da Educação boliviano relativo à política educativa multicultural bilíngue e desafios atuais da educação nas populações originárias da Bolívia – Dr. Walter Gutiérrez

11:00 – Situação e desafios da educação nas populações originárias na Guatemala – Dr. Luis Enrique López Hurtado. GIZ Guatemala, cooperação alemã.

14:00 – Experiência do Ministério da Educação brasileiro na aplicação de políticas públicas para as populações indígenas. – Dra. Rita Gomes do Nascimento, MEC

16:00 – Situação da Educação na população Sami da Noruega – UEN/Noruega

Sexta-feira 13 de março de 2015:

09:00 – Experiência do trabalho da CTEUB/Bolívia e do SNTE/México com as populações originárias

10:00 – Sugestões para elaboração de planos de ação a serem implementados pelas organizações sindicais da educação, para a promoção de políticas públicas para as populações originárias.

11:00 – Conclusões

12:00 – Encerramento