CNTE participa do Seminário Nacional: Energia, Educação e Indústria no Brasil

A CNTE participou do Seminário Nacional: Energia, Educação e Indústria no Brasil, onde representantes de 30 sindicatos, federações, confederações e movimentos populares rurais e urbanos definiram os próximos passos para as ações em defesa do petróleo brasileiro. O principal encaminhamento do encontro, organizado pela Plataforma Operária e Camponesa da Energia, foi a necessidade de articular forças sociais em todos os estados e municípios brasileiros nas próximas semanas para barrar o Projeto de Lei (PLS) 131, de autoria do senador José Serra (PSDB), que pretende retirar a obrigatoriedade de participação da Petrobras como operadora única do pré-sal.

Neste sentido gostaríamos de orientar nossas afiliadas a participarem do desdobramento dessas atividades, principalmente da organização de seminários estaduais que reproduzam a etapa nacional, chamados pelas entidades que estiveram presentes e estão comprometidas com essa tarefa. Precisamos assumir a tarefa de impulsionar um processo de luta estratégico, que articule as questões da energia, em defesa da Petrobrás e do petróleo brasileiro, por mudanças no modelo elétrico, com o uso dos recursos destes setores em especial para a Educação e desenvolvimento industrial no país, com a maior geração de empregos e distribuição de renda. E neste momento o histórico é fundamental pensarmos juntos um processo de luta e de organização, para envolver amplos setores populares, iniciando pelas categorias profissionais que representamos.

CNTE Informa 732