CNTE realiza semana histórica para a educação em Minas Gerais

Entre os dias 13 e 17 de novembro, Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte-MG, foi palco de grandes eventos da educação. Atendendo ao chamado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), os sindicatos afiliados à Confederação participaram do IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, juntamente com educadores de 21 países da América Latina, Estados Unidos e, da Europa, os sindicatos UEN (Noruega), Larärforbundet (Suécia), FECCO (Espanha) e SNEAS (França).

Os 750 participantes do Encontro tiveram espaço para debater e elaborar sugestões para construção de uma pedagogia autônoma, elemento essencial para a definição dos rumos que terá o Movimento Pedagógico no nosso continente.

A Diretoria Executiva da CNTE também realizou sua reunião ordinária no dia 18 e, na tarde do domingo (19), ainda em Contagem-MG, o Conselho Nacional de Entidades (CNE) aprovou, por unanimidade, o Planejamento Estratégico e o Plano de Lutas para 2017/2020 da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, ressaltou a importância do processo de planejamento para garantir que a Confederação continue exercendo seu papel de representatividade e enfrentamento a todas as políticas conservadoras e de retiradas de direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo da história da entidade. “Esse planejamento visa promover todas as condições para ampliarmos a mobilização da categoria. Continuaremos fazendo a luta, nossa atuação será cada vez mais forte”, destaca.

Entre outros pontos, o Plano de Lutas aprovado delibera que os trabalhadores em educação, representados pela CNTE, continuarão mobilizados pela ampliação do orçamento público para a educação e demais políticas públicas, em contraposição à PEC 55 e ao PLC 54. E entre as ações previstas está a realização de uma grande Greve Geral Nacional da Educação e do conjunto da classe trabalhadora representado pela CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais.

A CNTE deixou registrado o reconhecimento a todas as afiliadas que se empenharam para o êxito dessas atividades. “Agradecemos o engajamento de nossas entidades, pois isso garantiu a qualidade dos vários eventos protagonizados durante essa semana histórica aqui em Minas Gerais. Saímos fortalecidos e revigorados para os embates que travaremos daqui por diante, e isso graças ao comprometimento de cada um e cada uma”, disse Fátima Silva, Secretária Geral.

Foto: Jordana Mercado

Fonte CNTE