CNTE realiza visita de solidariedade com entidade sindical de São Tomé e príncipe na África

Com o objetivo de conhecer a realidade local para estabelecer relações de solidariedade na luta e organização sindical, a CNTE – Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, através dos representantes da Executiva Nacional Fátima da Silva – Secretária de Relações Internacionais e Gilmar Soares – Secretário de Formação Sindical, visitaram São Tomé e Príncipe na África, neste início de setembro.

A visita se situou no contexto de ampliação das relações sindicais no âmbito da Internacional da Educação (IE), envolvendo os países de Língua Portuguesa, num esforço da CNTE de apoiar as lutas sindicais pelo Direito à Educação e Escola Pública, Gratuita e de Qualidade Social, como alternativa à transformação das realidades de miséria e pobreza a que vários destes países de língua portuguesa estão submetidos por consequência do colonialismo sofrido.

Dentre as atividades desenvolvidas durante a visita, aconteceram reuniões com o secretariado do SINPRESTEP – Sindicato de Professores e Educadores de S. Tomé e Príncipe; reunião com mulheres representantes de escola; visitas às regiões e distritos para conhecer a realidade das escolas e dos educadores. Na reunião de acolhida da CNTE com o secretariado da entidade local, o Secretário Geral do SINPRESTEP, Gastão Ferreira, agradeceu o esforço da CNTE em realizar a cooperação para possibilitar a realização de atividades de formação na entidade e deu boas vindas aos visitantes.

Na sexta-feira (04/09) aconteceram duas importantes audiências em que a Direção do SINPRESTEP e os representantes da CNTE apresentaram o propósito da realização de protocolo de intercâmbio entre as duas entidades. A primeira audiência aconteceu no período da manhã com o Embaixador Brasileiro em São Tomé e Príncipe, José Carlos de Araújo Leitão, ocasião em que o mesmo reconheceu e incentivou as relações entre as duas entidades.

No mesmo dia, no período vespertino, o Ministro da Educação e Cultura de São Tomé e Príncipe, Olinto Daio, recebeu em audiência as duas entidades e agradeceu a visita da CNTE e o esforço de solidariedade para o fortalecimento da luta sindical em favor de uma Educação Pública que seja instrumento de transformação da realidade em que vive a maioria da população.

Durante a audiência, o Ministro Olinto Daio falou das dificuldades e dos desafios do governo frente ao seu ministério: o déficit de vagas, a falta de escolas e de professores, a necessidade de formação e qualificação dos educadores, os problemas de infraestrutura e outros. O ministro também falou das importantes ações de intercâmbio e cooperação existentes entre o Brasil e São Tomé e Príncipe, principalmente a partir do início do primeiro Governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Logo após a audiência, a convite do Ministro Olinto, os integrantes das duas entidades sindicais participaram de apresentações culturais desenvolvidas durante as férias por estudantes, que marcaram o esforço inicial de ações no âmbito do Ministério da Educação e Cultura de São Tomé e Príncipe para o resgate da cultura e costumes locais e valorização da identidade do povo Santomense.

Para os representantes da CNTE, a visita foi uma oportunidade de reforçar os laços culturais existentes entre os dois países. “Além de representantes de várias nações africanas na formação do seu povo que povoaram estas ilhas (o que nos aproxima existencialmente), este país tem pessoas que são descendentes dos escravos levados ao Brasil e que regressaram a São Tomé para erguer aqui um sonho de vida e liberdade”, afirmou a professora Fátima Silva da CNTE.

Por estas relações tão próximas entre os dois países, para Gilmar Soares, Secretário de Formação Sindical, será importante uma agenda de cooperação entre as duas entidades, no sentido de assegurar as condições de formação política e sindical dos delegados e delegadas sindicais do SINPRESTEP de São Tomé e Príncipe. “Este deve ser um esforço da CNTE e de suas entidades filiadas” apontou o dirigente da CNTE.

CNTE Informa 732