Notícias

#CNTEnaCONAE: Heleno Araújo: 'Existem recursos para a educação, falta vontade política'

• 10/12/2014

O secretário de Assuntos Educacionais da CNTE Heleno Araújo participou do colóquio sobre Pacto Federativo e Piso Nacional dos Professores da Educação Básica. Em sua palestra, questionou o argumento de que não haveria recurso suficiente para a Educação.

Para Heleno Araújo, falta vontade política: “Sentimos que o discurso colocado no período eleitoral desaparece. De repente a educação não vira a prioridade que deveria ser de fato, que é investir na infraestrutura, na valorização das pessoas e fazer com que os alunos aprendam de fato, que é qualidade da educação que a gente precisa desenvolver nesse país”.

O Piso Salarial Nacional dos Professores é uma necessidade a ser englobada pelo Pacto Federativo. De acordo com Heleno “é importante que a união participe desse processo, mas também que a base se envolva, isto é, que os municípios e estados sejam transparentes com as contas públicas”.

Heleno Araújo destacou: “Os 25% da educação precisam geridos pelo secretário de educação; que a folha de educação seja aberta para o controle social; e que estados e municípios utilizem de fato esses recursos para educação, e não para outros fins”. Por fim, Heleno concluiu que uma boa utilização desses recursos é fundamental para que possamos avançar na educação.

CNTE Informa 706

Multimídia