Coletivo discute os próximos passos para a formação de dirigentes sindicais

Nessa sexta-feira (13/11), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou mais uma reunião do Coletivo de Formação, reunindo representantes de 20 sindicatos para debater o papel do líder sindical na educação.

O secretário de formação da CNTE, Gilmar Soares Ferreira, destacou a importância de debater o programa de formação da Confederação, do ponto de vista da manutenção e da ampliação de direitos: “Na atualidade, nossa intervenção é muito maior para defender os direitos existentes. Há um projeto de direita que ataca diretamente tudo aquilo que já conquistamos, em termos de piso, carreira e escola pública de qualidade. Por isso, é preciso fazer mais e é a nossa intervenção, enquanto dirigente sindical, que vai assegurar a condição de uma escola pública que garanta direitos para a população”.

Após os debates sobre os desafios enfrentados pelas entidades em relação à formação, o trabalho de hoje foi mais prático. “Temos de esclarecer as entidades acerca das diversas possibilidades que existem dentro do programa de formação. A entidade não pode deixar de fazer programa de formação, pois só haverá conquista de direito, manutenção de direito, se houver mobilização e convicção da categoria”, concluiu Ferreira.

CNTE Informa