Começa hoje o IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano em BH

“Democracia e Resistência: A Educação Pública em Luta” é o mote do IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, que começa hoje no Centro de Convenções do Actuall Hotel, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento reúne cerca de 750 dirigentes sindicais de 18 países da América Latina, Estados Unidos, Espanha, Suécia, Noruega, França e Bélgica, além dos representantes das 50 entidades filiadas à CNTE.

>> Clique aqui e acompanhe ao vivo os debates que acontecerão até sexta-feira (17/11).

A Conferência de abertura será feita pelo economista Ladislau Dowbor, professor titular da PUC/SP. O Encontro tem como objetivo promover a socialização das políticas educacionais dos países latino-americanos, os desafios e perspectivas do ponto de vista do movimento sindical e a capacidade de interferir nestas políticas.

No Encontro serão analisados o contexto atual da educação pública e a Pedagogia na América Latina e definir as lutas do movimento sindical. O panorama da privatização e mercantilização da educação, as políticas neoliberais, a gestão democrática e a participação social, além das novas tendências educativas e os direitos trabalhistas são alguns dos temas a serem debatidos pelos participantes.

Também haverá demonstrações e exposições sobre experiências pedagógicas alternativas exitosas nos países participantes.

O evento é organizado pela IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e o apoio da Larärforbundet, da Suecia, e da Utdanningsforbundet, da Noruega. As atividades acontecem de hoje até sexta-feira, 17. Durante o evento também acontece a XI Conferência Regional da IEAL.

Clique na imagem abaixo e veja a programação do evento:

Veja mais fotos do evento no página oficial da CNTE no Facebook.

Fonte: CNTE