Começa nesta quinta-feira o “Ciclo de Debates Estratégicos” da CUT

“Dilemas da Democracia e Desafios da Esquerda na Atualidade” será o tema da abertura do “Ciclo de Debates Estratégicos” promovido pela CUT e que acontecerá na sede da Central, em São Paulo, na próxima quinta (05).

O ciclo de debates foi pensado para subsidiar a direção com uma reflexão mais consistente sobre temas relacionados à ação estratégica da CUT.  Esta demanda responde ao 12º Congresso Nacional da CUT, que aconteceu em 2015.  A Secretaria Geral assumiu esta responsabilidade ao realizar o planejamento do mandato. “Precisamos compreender as grandes transformações que estão ocorrendo no mundo e no país para definir a estratégia de ação da maior central sindical do país”, explicou o secretário-Geral da CUT, Sérgio Nobre.

Seguindo a linha do 12º CONCUT e as deliberações do Congresso Extraordinário realizado em agosto, organizaremos o Ciclo de Debates em torno de três eixos: Democracia, Desenvolvimento e Trabalho.  “Decidimos começar com um tema relacionado ao primeiro eixo – Dilemas da Democracia e Desafios da Esquerda na Atualidade – devido ao grave momento político que o país está passando.  Existe uma tensão entre o neoliberalismo e democracia, cujo desdobramento definirá nosso futuro. Precisamos conhecer os riscos que corremos para fazer escolhas corretas.  Defender a democracia continua sendo uma das principais ações estratégias da CUT. Precisamos desenvolver uma metodologia para envolver os dirigentes, os militantes e os trabalhadores e as trabalhadoras neste debate. A reflexão que começa aqui em nossa sede, na próxima quinta-feira, deve chegar até as bases da Central”, disse o dirigente.

O convidado especial da primeira atividade do Ciclo será o Michael Löwy. Formado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 1960, doutorou-se na Sorbonne. Vive em Paris desde 1969, onde trabalha como diretor de pesquisas no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e promove regularmente atividades na École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Considerado um dos maiores pesquisadores das obras de Karl Marx, Leon Trotski, Rosa Luxemburgo, György Lukács, Lucien Goldmann e Walter Benjamin, Michael tornou-se referência teórica para militantes revolucionários de toda a América Latina.

“O conteúdo dos debates será trabalhado para que cada sindicato deste país tome conhecimento das discussões e construa estratégias de ações para a CUT para os próximos períodos”, finalizou Nobre.

Serviço:

Abertura do Ciclo de Debates Estratégicos