Conselho Geral propõe a intensificação das atividades de mobilização e nova jornada de lutas contra o desmonte do Estado

Reunido na noite de quarta-feira, (01/11), o Conselho Geral do Sind-UTE/MG reafirmou a convocação para que todas as subsedes organizem caravanas para as atividades de luta do funcionalismo, das estatais e dos movimentos sociais, que realizarão, conjuntamente, no dia 07 de novembro GREVE GERAL em Minas Gerais.

Vamos debater, em audiência pública, os impactos do RRF na Educação, dialogar com deputadas e deputados, percorrer gabinetes e ocupar todos os espaços pressionando pela não aprovação do PL 1202/2019.

Realizaremos também uma assembleia conjunta do funcionalismo estadual para construirmos novas ações de enfrentamento da conjuntura de ataques aos seus direitos e ao patrimônio público por parte do governo de Romeu Zema.

Nesse momento, concentramos nossa resistência em ações de luta contra a tentativa do governador de impor a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a implementação de seu Plano de Recuperação Fiscal que visa “ajustar” as contas do estado mediante a adoção de medidas como: privatização de empresas públicas, congelamento de salários e corte de investimentos sociais.

Os trabalhadores em educação têm se mobilizado para resistir ao desmonte do Estado e defender a valorização da educação pública. Neste sentido, Sind-UTE/MG junto à Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos, vem promovendo ações de lutas que buscam unificar e mobilizar todo funcionalismo público contra o RRF e em defesa dos serviços públicos.

Também estamos na luta pela aprovação do substitutivo ao PL 875, proposto pela Deputada Beatriz Cerqueira, no contexto das batalhas para evitarmos que a nova lei de contratação temporária seja mais um instrumento de ataque do governo Zema aos direitos dos Trabalhadores da Educação.

Ainda estamos batalhando pela rejeição do Projeto de Lei 406, que propõe a extinção de quase 7000 cargos na Educação Básica abrindo caminho para a terceirização e à   reforma administrativa que Romeu Zema quer impor para desmontar os serviços públicos e atacar os direitos do funcionalismo. Da mesma forma, nos posicionamos contra a aprovação da PEC 06/2023 que propõe medidas para facilitar a privatização da CEMIG e da Copasa.

:: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui ::

O cenário debatido pelo Conselho Geral, nos convoca para mais uma jornada de lutas. Coerentes com nossa história e nossos compromissos, não deixaremos de atender a esse chamado e decidimos:

INTENSIFICAR NOSSA PRESENÇA NA ALMG

Participar dos debates e audiências públicas;
Participar das enquetes da ALMG contra os projetos que destroem a educação;
Dialogar com os(as) parlamentares exigindo que se posicionem sobre o Plano de Recuperação Fiscal do governo Zema;
Realizar novo dia de luta com paralisação total das atividades, em 14 de novembro. Neste dia realizaremos nova reunião do Conselho Geral, pela manhã e Audiência Pública na ALMG, à tarde.

INTENSIFICAR AS ATIVIDADE DE MOBILIZAÇÃO NAS DIVERSAS REGIÕES DO ESTADO

Até o dia 14/11, realizar reuniões com deputados(as) exigindo posicionamento público dos parlamentares em relação ao PRF;
Viabilizar realização de audiências públicas nas câmaras municipais;
Ampliar o diálogo com a população alertandopara os prejuízos que sofrerá com a aprovação do PRF.

O Conselho Geral também definiu pelo desenvolvimento de ações de repúdio a violência política de gênero contra as deputadas da ALMG e a participação nas atividades de apoio à luta pela sobrevivência do povo palestino.

Participe das atividades! Procure a subsede do Sind-UTE de sua localidade e colabore na mobilização em seu local de trabalho!

Agora é pressão total! Ou a gente para o Zema ou ele liquida Minas.