Continua a greve dos servidores das SREs e Órgão Central

• 23/09/2015

“É greve, é greve, é greve… até que Pimentel pague a tabela que nos deve!” Com essas palavras de ordem, os servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e do Órgão Central decidiram continuar a greve, durante assembleia realizada, nessa terça-feira (22/09), no Hall da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

A Assembleia teve início com as regiões se reunindo em grupos para avaliação do movimento, discussão e apresentação de propostas, bem como os índices de paralisação. Em seguida, a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, explicou que não havia sido feita nenhuma nova reunião com o Governo, desde a última assembleia realizada em (15/09), para tratar da pauta dos servidores das SREs e Órgão Central. Portanto, o que a categoria tinha no cenário era a proposta já apresentada pelo governo.

Esclareceu sobre a divulgação de uma notícia, após o Fórum Regional de Divinópolis, de que havia uma proposta nova do governo para a categoria. “Essa informação não procede, nenhuma nova proposta foi apresentada”, disse. Os grupos fizeram então a apresentação de suas deliberações e todas as regiões apresentaram avaliação pela continuidade do movimento.

A assembleia votou e aprovou a continuidade da greve, por tempo indeterminado e a realização de uma nova assembleia no dia 1º de outubro, no Pátio da Assembleia Legislativa, no período da tarde. A greve foi deflagrada em 27 de julho último.

Outras estratégias para potencializar a luta e garantir a ampliação de adesões ao movimento foram definidas nas regionais.

O que os servidores reivindicam

· Como o Executivo já retirou o nível médio da carreira do professor, a referência reivindicada para correção das tabelas de Técnico da Educação (antes ATE), Assistente da Educação e Assistente Técnico da Educação Básica é 85% do vencimento inicial do Analista Educacional.

· Além da correção, os servidores querem que as tabelas destas carreiras fiquem vinculadas à tabela da carreira do Analista Educacional.

· Aplicação da tabela do Analista Educacional com função de Inspeção Escolar para o Analista Educacional.

· Modificação do corte para considerar o estágio probatório para promoção por escolaridade de 2008 para 2002.

O que o governo propõe

· Correção das tabelas para os cargos de Técnico da Educação, Assistente Técnico da Educação Básica e Assistente da Educação em 16,055% dividido em duas etapas: 8% em agosto de 2016 e 8% em 2017, além de 31,78% de reajuste já acordado e aprovado na Lei Estadual 21.710/15.

· Para os Analistas Educacionais a proposta é de 5% em abril de 2016.

Calendário de lutas

– Cada região trabalhará novas estratégias visando dar maior visibilidade ao movimento

– Serão feitas ações de mobilizações em todo o estado, para manter e ampliar o quadro de adesão à greve.

Índices de adesão à greve

Norte de Minas: Montes Claros: 95%; Januária: 90%; Janaúba: 45% Pirapora: 63%.

Zona da Mata: Leopoldina: 62%; Juiz de Fora: 85%; Carangola: 45%; São João Del-Rei: 75%; Ponte Nova: 80%; Ubá: 65%; Ouro Preto: 35%; Muriaé: 40%; Barbacena: 60%; Conselheiro Lafaiete: 80%

Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste: Uberlândia 70%; Uberaba: 30%; Ituiutaba: 22%; Patrocínio: 10%; Patos de Minas: 15%; Unaí: 70%, Paracatu: 62%,

Sul de Minas e  Centro-Oeste: Divinópolis: 75%; Pará de Minas: 45%; Pouso Alegre: 85%; Caxambu: 25%; Varginha: 20% Itajubá: 15%; Passos: 32%; Poços de Caldas:40%; São Sebastião do Paraíso: 60%; Campo Belo: 41%.

Belo Horizonte e Região Calcária: Metropolitana A: 48%; Metropolitana B: 32%; Metropolitana C: 75%; Órgão Central: 15%; Sete Lagoas: 69%; Curvelo 40%.

Vale do Aço: Caratinga: 60%; Coronel Fabriciano: 15%; Manhuaçu: 50%

Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha: Governador Valadares: 83%; Araçuaí: 73%; Teófilo Otoni: 85%; Almenara: 32%; Diamantina:70%

22/09/15 – Escola do Legislativo – Reunião do Conselho de Representantes dos servidores das SREs e OC

22/09/15 – Pátio da ALMG – Servidores se reúnem em grupos