CUT conclui segundo Curso de Formação de Formadores em Comunicação

Terminou nesta sexta-feira (25) o segundo módulo do Curso de Formação de Formadores em Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Cajamar, São Paulo. O encontro aconteceu de 21 a 25 de setembro e reuniu vários dirigentes sindicais,  assessores, educadores e profissionais de comunicação de entidades CUTistas de 19 estados do País que estiveram também na primeira edição do encontro.

Organizado pelas secretarias nacionais de Comunicação e Formação, o projeto busca consolidar e fortalecer a rede de comunicação da Central e a luta pela democratização dos meios que, nos últimos anos, transformou-se em uma das principais pautas dos movimentos sociais e de parte da sociedade brasileira.

Durante a semana, várias apresentações de projetos voltados para a comunicação foram discutidos. Os cursistas também mostraram as atividades formativas que foram realizadas nas suas bases. Alex Capuano, educador da CUT e um dos organizadores do curso, promoveu uma oficina de redes sociais com foco nas ações de rede no segundo dia do curso.

Na quarta, os cursistas visitaram a sede da TVT (TV dos Trabalhadores), que fica em São Bernardo do Campo, e logo em seguida foram recebidos pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, e pela secretária de nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti no prédio da entidade, no bairro do Brás.

Bertotti destaca que, além do caráter formativo, o curso é fundamental para a articulação das várias instâncias da Central em defesa de um modelo de comunicação mais democrático e plural.

Além de preparar o movimento sindical cutista para um embate em defesa das conquistas da classe trabalhadora. “Nesse cenário em que a democracia e os direitos estão em jogo, cursos como esse, fruto de uma parceria entre comunicação e formação, ajudam a ampliar nossa voz e a nos qualificar para a luta de massas que passe pela batalha de ideias˜, explica.

Para o secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço, o Tino, o curso ocorre justamente num cenário em que o movimento sindical deve se preparar para um dos momentos mais difíceis de sua história.

“O momento é de potencializar a política para fazer o combate e o enfrentamento, tanto do ponto de vista do fortalecimento da nossa rede e do diálogo com nossa base, quanto para disputar uma visão de sociedade”, afirmou.

Segundo a educadora Maria Fro, também uma das organizadores do curso, o encontro aprofunda a estratégia de ação e articulação em rede a partir das regiões, objetivo desse curso.

“A expectativa é que as pessoas voltem para seus estados e se apropriem desse conteúdo, se tornem formadoras e façam a disputa política e por narrativas”, explicou.

Na noite desta quinta, Rosane e Tino fizeram um diálogo sobre os desafios atuais e futuros da rede nacional de comunicação da CUT e entregaram os certificados aos cursistas da primeira e segunda turma do Curso de Formação de Formadores em Comunicação.

(Site CUT Nacional – Luiz Carvalho e Walber Pinto, com informações de cursistas – 27/09/15)