CUTistas contribuem com construção de propostas para Conferência Nacional de Saúde

IV Conferência Estadual teve como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Minas Gerais, direito de todas e de todos dever do Estado”

A IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Minas Gerais, com o tema central a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todas e de todos e dever do Estado” foi encerrada no sábado (31), após três dias de debates, trabalhos em grupo e eleição de delegados para a etapa nacional. O evento, com realização no auditório Dayrrel Hotel, no Centro de Belo Horizonte, teve como propósito construir propostas para a elaboração da política estadual e nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Dirigentes CUTistas, que fazem parte dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, compuseram os grupos de trabalho e contribuíram para elaboração e construção das propostas.

De acordo com Joderci Menezes, representante do Conselho Nacional de Saúde e membro da Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador, o Brasil está entre os cinco países do mundo onde mais se morrem trabalhadores no trabalho e fez questão de frisar que a conferência de saúde do trabalhador e da trabalhadora mineira é a maior etapa estadual realizada no Brasil sobre o tema.

Minas Gerais realizou 13 conferências regionais ampliadas, o que qualificou as discussões e trouxe a riqueza que engrandeceu a participação.

Trabalho infantil

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Geraldo Heleno Lopes, destacou a importância do combate ao trabalho infantil. Segundo ele, por dia, uma criança se fere e outra morre em decorrência do trabalho no Brasil. Por esse motivo, foi fundamental realizar as conferências em todas as regiões do estado, a fim de ampliar a discutir do tema. “O Conselho Estadual de Saúde está atento a todas as demandas dos trabalhadores e busca ser um mediador nos debates em Minas”, diz.

Carlos Eustáquio Martins Torres veio de Itabira para participar da conferência. Técnico em segurança do trabalho aposentado, Carlos defende que é dever de toda empresa oferecer segurança e dignidade ao seu funcionário, tornando o ambiente de trabalho mais seguro. “É preciso que o trabalhador seja treinado e tenha conhecimentos de segurança para manter a sua integridade física. Acho que a conferência pode abrir caminhos em relação a isso”.

A IV Conferência Estadual elegeu seus delegados e consolidou as propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, que tem a realização prevista para o período de 10 a13 de novembro de 2014, em Brasília/DF.

(Site CUT/MG – 03.06.14 – Rogério Hilário, com informações da Agência Minas)