CUT/MG realiza a 14ª Plenária Estadual

Plenária, como parte do Congresso Extraordinário, será realizada no dia 15 de julho no Sindieletro-MG

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) realiza neste sábado, 15 de julho, a 14ª Plenária Estadual, preparatória para 15ª Plenária Nacional. A atividade, com delegadas de delegados de todo o Estado, será na sede do Sindieletro-MG, à rua Mucuri, 271, bairro Floresta, em Belo Horizonte, e começa às 8 horas,com encerramento previsto para as 18 horas, com elaboração de propostas que serão encaminadas à Nacional.

Em consonância com as resoluções da direção nacional da CUT, realizamos em Minas Gerais, no primeiro quadrimestre de 2017 uma intensa agenda de lutas.

Diante da conjuntura de retirada de direitos e de ruptura democrática e pela necessidade de uma reação cada vez maior das forças populares, a CUT Minas antecipou a realização de seu Congresso Extraordinário de modo que o mesmo acontece como aglutinador e elaborasse um plano de lutas que respondesse aos ataques que estamos sofrendo.

Antecedendo o Congresso Extraordinário Estadual, a CUT Minas realizou de janeiro a março de 2017, 23 plenárias envolvendo todas as regiões do Estado com participação da sociedade civil, movimentos populares, juventude. Além disso, participamos de dezenas de plenárias, assembleias e conselhos de sindicatos de base.

Também foram realizadas ações de luta e de rua em diálogo com a população destacando as seguintes atividades:

– 7 de março: formação, oficina e audiência pública preparatórias do Dia Internacional de Luta das mulheres;
– 8 de março: manifestação unitária de luta e ato do Dia Internacional das Mulheres;
– 15 de março: paralisação de atividades de ramos e sindicatos; início da greve nacional da educação. Em Belo Horizonte foram mais de 100 mil pessoas nas ruas e em Minas Gerais foram realizados mais de 70 atos.
– 31 de março: manifestação em Belo Horizonte, durante o Congresso Extraordinário, convocada conjuntamente pela CUT Minas e Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular;
– 1° de abril: finalização do Congresso Extraordinário da CUT Minas com novo ato em defesa da verdade, memória e justiça na antiga sede do Dops em Belo Horizonte.

Além dos debates de conjuntura, o Congresso Extraordinário, através dos trabalhos de grupo por região, planejou a greve geral que foi realizada no dia 28 de abril e novas ações de luta e resistência em todo o Estado.

O Congresso extraordinário teve a participação de mais de 3.000 pessoas, sendo o maior espaço de debate que a CUT Minas realizou no último período.
Agora, realizaremos uma Plenária como parte também do Congresso Extraordinário para cumprir as tarefas que dialogam com o Congresso Extraordinário Nacional da CUT bem como a eleição da delegação de Minas Gerais para a etapa nacional e  elaboração de propostas que serão encaminhadas à Nacional.

8 horas às 11 horas: credenciamento dos/as delegados/as

11 horas às 12 horas: credenciamento de suplentes
9 horas: Mesa de abertura.
9h30 às 12h30: conjuntura.
12h30 às 14 horas: almoço.
14 horas às 18 horas: debate de propostas e eleição de delegados e delegadas para a Plenária nacional/Congresso Extraordinário Nacional.

Fonte: CUT Minas