CUT/MG, Sindifes e técnico-administrativos organizam Atos em Defesa da Saúde, da Educação e da Democracia

Os técnico-administrativos da educação aprovaram a continuidade da greve por tempo indeterminado,  deflagrada no dia 28 de maio, em assembleia geral realizada  na manhã de sexta-feira (7), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A categoria, coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Ensino (Sindifes), também decidiu participar, maciçamente, do Ato em Defesa da Educação, da Saúde e contra o Ajuste Fiscal, organizado pela Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), que vai unir sindicatos CUTistas, movimentos sociais e populares nesta terça-feira (11). Outra mobilização, convocada durante a assembleia desta sexta-feira, será o ato público do dia 20 de agosto, em defesa da democracia, da Petrobras, contra o ajuste fiscal e contra o golpismo, também vai unir os movimentos sindical e sociais e os técnico-administrativos.

A concentração para o ato vai começar às 9 horas de terça-feira (11), na Praça da Estação. Os manifestante sairão em passeata até a Praça Sete, passando pelo Hospital das Clínicas, no bairro Santa Efigênia. Na atividade, os técnico-administrativos também vão dialogar com a população sobre a sua pauta. A categoria reivindica reajuste salarial de 27,3% , relativo à reposição de perdas com a inflação. A última proposta do governo foi de um reajuste de 21,5% dividido em quatro anos. Entre outras reivindicações estão o aprimoramento da carreira, turnos contínuos com redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem ponto eletrônico e redução de salário, revogação da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para gerir os hospitais universitários das instituições e processo eleitoral paritário para escolha de gestores nas universidades públicas.  Segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino em Minas Gerais (Sindifes), a categoria pede também o reposicionamento dos aposentados.

Nesta semana, os técnico-administrativos realizaram de duas atividades.  Na terça (4) e na quarta-feira (5), realizaram um bazar no Hospital das Clínicas em que arrecadaram dinheiro para comprar materiais e ajudar trabalhadores e trabalhadoras do Pronto-Atendimento e denunciar as péssimas condições de trabalho.  Na quarta-feira e na quinta-feira (6), participaram de caravana e acampamento do Brasília em defesa da saúde e da educação.Na assembleia, os técnico-administrativos e do Sindifes contaram com o apoio da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), representada pela presidenta Beatriz Cerqueira e pelo secretário-geral Jairo Nogueira Filho.

Beatriz Cerqueira reiterou o convite para as atividades do Calendário de Lutas da CUT/MG, que prossegue nesta sexta-feira (7) com o lançamento da Frente Popular de Esquerda às 18 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), na avenida Álvares Cabral, 1.600. Neste sábado (8), das 9 horas às 18 horas, no Sindieletro-MG (rua Mucuri, 271, bairro Floresta), acontece o Seminário Mundo do Trabalho contra a Precarização, com os temas Direito de Greve x Criminalização do Movimento Sindical, Terceirização, Mandato Vitalício no Poder Judiciário e Fator Previdenciário. No dia 11 de agosto, acontece o Dia Nacional de Mobilizações, com concentração na Praça da Estação e marcha até a Praça Sete, Centro de Belo Horizonte. No dia 12 de agosto, em Brasília, acontece a 5ª Marcha das Margaridas, com o tema “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”. E, no dia 20 de agosto, está programado Ato Público em Defesa da Democracia, da Petrobras, contra o Golpismo, contra o Ajuste Fiscal, contra a Terceirização.

“Vamos às ruas para levar as nossas pautas, nossa luta pela democracia. Se nós não caminharmos, teremos a ingrata experiência de um golpe. Golpes à democracia não nos fortalecem. E como o cenário se apresenta, a classe trabalhadora vai sofrer as consequências.  Temos experiências de ruptura do processo democrático na nossa história. Por isso, nos dias 11 e 20, estaremos nas ruas com nossas bandeiras”, afirmou  Beatriz Cerqueira. A presidenta da CUT/MG também convidou a todos para o 12° Congresso Estadual da Central (Cecut), que vai ser realizado de 28 a 30 de agosto, em Belo Horizonte. “Além de eleger a nova diretoria, vamos debater e construir juntos o Plano de Lutas da nossa Central.”

(Site CUT/MG – Rogério Hilário – 07/08/15)