Debate no Sindicato dos Metalúrgicos esclarece impactos da reforma trabalhista

Entidades buscam estratégias para fortalecimento nas fases contra dos golpistas ataques a direitos e conquistas

O Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte/Contagem (Sindimet) realizou, junto com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/MG), um debate com o tema “A reforma trabalhista e os desafios para movimento sindical”. O objetivo foi informar e esclarecer dirigentes sindicais e trabalhadores sobre o impacto da reforma trabalhista na vida de todos, suas mudanças,  com sequencias e como enfrentar esta nova realidade.

A diretoria do Sindicato juntamente com dirigentes sindicais de outras entidades e trabalhadores participaram do encontro com os palestrantes Beatriz Cerqueira (presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais – CUT/MG), Fábio Moreira (Mestre em Direito do Trabalho), José Caldeira Brant (Advogado especializado em Direito Sindical e do Trabalho), Marcelo Figueiredo (técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese) e Ubirajara de Freitas (secretário de organização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos – CNM/CUT).

Todos lembraram dos impactos negativos que esta reforma trará, não só para os trabalhadores mas também para o movimento sindical que terá que criar mecanismo de enfrentamento da atual situação. Os sindicatos devem refletir,  repensar suas atuais estruturas e encontrar maneiras para o fortalecimento nas bases, com o aumento da combatividade na proteção dos direitos da classe trabalhadora.

Fonte: CUT/ Sindicato dos Metalúrgicos de BH e Contagem