Debate sobre construção do Pacto da Saúde e Segurança

Mobilização dos trabalhadores, indignados com o número de acidentes fatais na Cemig, levam empresa à mesa de negociações

Nesta quinta-feira (13), será realizada a primeira reunião entre o Sindieletro e a Cemig para a construção do Pacto pela Saúde e Segurança. A elaboração do pacto foi uma importante conquista dos eletricitários na última campanha para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Depois de muita mobilização dos trabalhadores, indignados com o número de acidentes graves e fatais na Cemig, finalmente a direção da empresa concordou em discutir as atuais condições de saúde e segurança no trabalho, oferecidas pela empresa, para seu quadro efetivo e contratado.

A expectativa do Sindieletro é que a reunião ocorra de forma transparente e democrática e que seja pactuada pelas partes uma nova política de saúde e segurança baseada nos princípios de Proteção da vida de seus trabalhadores e prestadores de serviços e transparência máxima na divulgação de procedimentos, de índices de acidentes com trabalhadores do quadro próprio, de empreiteiras e de consumidores. No dia 1 de fevereiro, o Sindieletro promoveu um seminário com eletricistas da linha viva e do plantão para debater o processo de trabalho. Os eletricitários apresentaram contribuições relevantes que serão levadas para a reunião com a empresa nesta quinta-feira.

Além da discussão e assinatura do pacto, os eletricitários conquistaram a interrupção, mesmo que temporária, de todas as mudanças nos processos de trabalho que impactam diretamente os procedimentos de saúde e segurança atuais, inclusive na composição das equipes de Linha Viva. O Sindicato espera que a Cemig assuma seu papel no pacto e que, também,  declare a intenção de cumprir a legislação básica de saúde e segurança no trabalho como um padrão mínimo de ação.

(Site Sindieletro-MG – 13.02.14)