Definida nova jornada de lutas contra o desmonte do Estado de Minas Gerais

Na manhã dessa terça-feira (14), cerca de 600 pessoas, entre dirigentes e convidados participaram da reunião do Conselho Geral do Sind-UTE/MG, que foi marcada pelos debates sobre a conjuntura e as novas deliberações. Essas   definem o foco de nossa resistência, em ações de luta contra a tentativa do governador Zema de impor a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Durante a reunião, importantes contribuições foram feitas para avançar na leitura da conjuntura que estamos vivenciando. O Deputado Federal Rogério Corrêa parabenizou a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação coordenada pelo Sind-UTE e falou da importância da continuidade da mobilização.

Já a Deputada Estadual Beatriz Cerqueira, falou da importância da resistência e de continuar a luta. Disse também, que estará firme na Assembleia com muitas obstruções contra esse plano que quer acabar com Minas Gerais prejudicando o funcionalismo público e privatizando nossas estatais.

O presidente da CUT/MG, Jairo Nogueira, também contribuiu com a discussão, apontando a disposição de todo funcionalismo público para os enfrentamentos que forem necessários à derrota do RRF e do projeto privatista do governo Zema.

A reunião também contou com a apresentação do Técnico do DIEESE Diego Rossi que demostrou com detalhes os prejuízos econômicos e sociais, que implicariam na adesão de Minas, ao Plano de Recuperação Fiscal, proposto pelo governo Zema.

INTENSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MOBILIZAÇÃO

Após as falas de avaliações e proposições dos conselheiros, Denise Romano colocou em votação as deliberações tiradas nesta manhã de luta, ficando aprovado, por unanimidade:  estado de greve a partir de hoje (14/11) e greve geral de 48 horas nos dias 21 e 22 de novembro, com vigília permanente na Assembleia Legislativa.

A JORNADA DE LUTAS INCLUI ATIVIDADES JÁ DELIBERADAS:

PRESSÃO NA ALMG

• Participar dos debates e audiências públicas;

• Participar das enquetes da ALMG contra os projetos que destroem a educação;

• Dialogar com os(as) parlamentares exigindo que se posicionem sobre o Plano de Recuperação Fiscal do governo Zema;

ATIVIDADES DE MOBILIZAÇÃO NAS DIVERSAS REGIÕES DO ESTADO

• Até o dia 20/11, realizar reuniões com deputados(as) exigindo posicionamento público dos parlamentares em relação ao RRF;

• Viabilizar realização de audiências públicas nas câmaras municipais;

• Ampliar o diálogo com a população, alertando para os prejuízos que sofrerá com a aprovação do RRF.

À TARDE A LUTA CONTINUOU, NA ASSEMBLEIA

A partir das 14h, os trabalhadores concentram-se na ALMG para acompanhar mais uma reunião da Comissão de Administração Pública, para mais uma discussão sobre o RRF.

Na audiência, os secretários do governo Zema, não fizeram mais do que demonstrar que todas as nossas preocupações em relação à adesão ao Regime são legítimas e, em nome das quais precisamos mobilizar todas as nossas forças para barrá-lo.

É pressão total da educação e de todo funcionalismo público para que os deputados (as) entendam que a adesão do RRF é a destruição do estado de Minas, dos serviços e dos servidores públicos.