Denúncia de tentativa de fraude!

• 07/10/2017

Nesta sexta-feira, dia 06 de outubro de 2017, foi convocada para a cidade de São Francisco, 452 km da capital mineira, uma assembleia para a suposta criação de um sindicato dos servidores contratados da rede estadual, na tentativa de dividir a base de representação do Sind-UTE MG. A articulação deste suposto sindicato foi feita pelo advogado Lindomar Gomes. O mesmo já foi presidente do PT de Contagem, candidato a deputado federal e atualmente pediu filiação no PTdoB. Na região teve o apoio do ex-superintendente Regional de Ensino de Januária durante a gestão do PSDB, Albert Monção, candidato a deputado pelo PSD e acusado de assédio moral e perseguição a servidores durante sua gestão. Os interesses de criação deste sindicato atendem a grupos que desejam o seu aparelhamento para outros fins que não os da defesa da categoria. O local, de difícil acesso para todo o Estado demonstrou a intenção de controlar o resultado da suposta assembleia.

Áudio de Lindomar Gomes fazendo convocação para a suposta criação de sindicato de designados, desqualificando quem está trabalhando na escola e mentindo sobre conquistas que foram feitas pelo Sind-UTE. Apropriam de conquistas da categoria e ainda mentem!

WhatsApp-Image-2017-10-07-at-09-18-35-1

A prática de convocar uma assembleia em horário de trabalho da categoria, numa localização que dificulta a participação demostrou que não havia preocupação com legitimidade do resultado nem com a efetiva participação da categoria. A divulgação restrita em redes sociais levou apenas 25 pessoas à São Francisco que eram favoráveis à criação do suposto novo sindicato. No local havia mais de 30 seguranças privados armados que impediram a entrada de designados que apresentaram contracheque e Carteira de Identidade mas não possuíam uma suposta senha para ter acesso ao local. Somente quem tinha senha ou vestia uma determinada camisa entrou pelos fundos, fraudando inclusive o endereço convocado pelo edital para realização da assembleia. Não foi possível identificar se as 25 pessoas que tinham senha para entrar eram ou não trabalhadores em educação da rede estadual. Não houve transparência. Os poucos servidores da educação que conseguiram entrar, foram impedidos de participar, as portas e janelas do local foram trancados de modo que ninguém soube ou pode acompanhar o que as 25 pessoas estavam fazendo lá dentro. Quem não deve, não teme. Se fosse um sindicato nascido da vontade popular, com participação efetiva da categoria, não haveria motivos para tantas fraudes, para se esconderem e fugirem do debate e da votação democrática.

Mais de 200 pessoas ficaram na porta solicitando o direito de entrar, conforme edital de convocação. Os seguranças agrediram várias trabalhadores, sendo as agressões registradas em boletim de ocorrência pela Polícia Militar. Presentes no local da convocação da assembleia e com o objetivo de evitar fraudes, comuns nestes casos onde se forjam listas de pessoas que não estavam presentes e atas com conteúdo diferente da decisão tomada pela maioria, foi realizada assembleia pelos presentes que rejeitaram a criação de novo sindicato, reafirmando o Sind-UTE MG como representante da rede estadual de educação. Toda a decisão está registrada em ata, bem como o registro de todos os presentes na assembleia realizada no local da convocação pelo edital!

Deste processo fraudulento, denunciamos a tentativa de divisão da categoria patrocinada por grupos com interesses privados, que não fazem parte da educação. Denunciamos também a impossibilidade jurídica, formal e de mérito de criação de um sindicato por vínculo de contratação. Esta informação foi sonegada pelos articuladores da convocação do edital. No momento em que a educação sofre tantos ataques, a quem interessa o enfraquecimento da categoria com a divisão proposta?

Repudiamos também a afirmação presente na convocação desta assembleia de que os atuais profissionais da educação que estão nas escolas estaduais seriam os responsáveis pela baixa qualidade da educação no estado.

Sindicato para ter legitimidade tem que nascer da base, da organização por local de trabalho, não por desejo eleitoral de um advogado que conseguiu pagar 30 seguranças armados e juntar 25 pessoas. Isso é fraude!

Fraude! Seguranças armados impedem a entrada de trabalhadores em educação designados no Centro Cultural Católico em São Francisco. A maioria da categoria presente votou contra a criação do sindicato que dividia base do Sind-UTE MG.

Trabalhadores designados realizam assembleia em São Francisco e rejeitam a criação de sindicato que dividia base do Sind-UTE MG.

Seguranças armados agridem as pessoas contrária à criação do suposto sindicato de designados. Nas imagens é possível identificar o local vazio, com poucas pessoas favoráveis, mas extremamente agressivas.

Comprovação da fraude em São Francisco. Seguranças armados impedem a entrada das pessoas que estão contracheque em mãos porque a ordem era “não deixar entrar”, mesmo sendo o horário previsto para início da assembleia. Observem que na porta não tem ninguém da “suposta comissão” organizadora do edital, somente seguranças armados.

Este vídeo foi feito na porta do Centro Católico. Com registro de horário. As pessoas foram impedidas de entrar. Conseguimos pegar os nomes de todos que estavam lá na porta, com a respectiva identificação comprovando que pelo edital tinham o direito de participar e decidirem sobre a criação ou não de novo sindicato!

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG