Dia dos professores e das professoras – 15 de outubro

Mais um 15 de outubro chegou. Nossas escolas são decoradas, lembrancinhas são compradas, cafés, almoços ou jantares especiais são feitos. Tudo para homenagear aqueles(as) que fazem a educação acontecer.

No entanto, mais do que festividades, o DIA DO PROFESSOR é um dia de lembrar e reafirmar a luta do profissional de educação pelo respeito, valorização e sua importância para a sociedade. Os(as) professores(as) contribuem com a formação e desenvolvimento dos alunos, transformando suas vidas com valores éticos e princípios de cidadania.

UM POUCO DE HISTÓRIA
A origem dessa data remonta ao século XIX, quando Dom Pedro I criou uma lei imperial, em 15 de outubro de 1827, sobre o ensino elementar no Brasil: a chamada Escola das Primeiras Letras. Essa lei previa que todas as cidades do país deveriam ter escolas de ensino básico, com disciplinas definidas e professores assalariados. No entanto, a lei não foi cumprida como deveria.

Foi somente em 1947, que professores de São Paulo, liderados por Salomão Becker, resolveram resgatar essa data e organizaram um dia de parada das aulas, com comemorações e planejamento para o próximo ano letivo. A iniciativa teve tanta repercussão que, no ano seguinte, o estado de São Paulo oficializou a data de 15 de outubro como feriado escolar. Depois, Santa Catarina fez o mesmo.

:: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do SIND-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui ::

Em nível nacional, a data foi reconhecida como feriado escolar somente em 1963, por um Decreto Federal (52.682/63) sancionado pelo então presidente João Goulart. O decreto estabelecia que as escolas deveriam promover solenidades para enaltecer a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.
Desde então, o dia dos(as) professores(as) é celebrado todos os anos, mas nem sempre com o devido reconhecimento e valorização. Os(as) docentes deste país continuam lutando por melhores condições de trabalho, remuneração salarial, formação, carreira, capacitação e outras pautas essenciais para a educação.
Por isso, neste 15 de outubro, não basta apenas parabenizar os(as) professores(as), mas também apoiar suas reivindicações e defender seus direitos. Essa luta é a razão de existência do sind-UTE que representa os trabalhadores em educação do estado de Minas Gerais. A valorização dos(as) professores(as) é fundamental para o desenvolvimento do país, alicerçado em justiça social.

:: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do SIND-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui ::

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.