
Dia Internacional da Mulher, trabalhadoras em luta por igualdade, liberdade e autonomia
- 10/03/2015
O Programa Outras Palavras, exibido nesse dia 08/03 (Sábado), das 10h às 10h:30, nas TVs Band Minas, Band Triângulo e Candidés, tem edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e convida a todos e todas a empunhar a bandeira da igualdade, liberdade e autonomia.
Nos planos socioeconômico e político as mulheres ainda não superaram várias barreiras. No segmento educacional brasileiro, por exemplo, elas são maioria: 85%; na América Latina. No mundo, esse percentual é 70 %. Entretanto, pouquíssimas mulheres detêm os cargos mais elevados nesse segmento.
Dados estatísticos revelam ainda que as mulheres são donas de apenas 1% das propriedades existentes no mundo e recebem salários 30% abaixo do que os homens, com a mesma formação profissional. Na atividade sindical a disparidade também é latente. É fácil perceber uma forte presença dos homens. Por tudo isso, neste 8 de Março, reforçamos: Às mulheres, nenhum direito a menos.
No bloco, Educação em Debate, relembre a história de 35 anos de lutas de um dos maiores e mais combativos sindicatos classistas do país, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira conversa com a militante, Rosaura de Magalhães Pereira, que destaca parte dessa histórica de lutas e conquistas. Ela foi primeira mulher a presidir a UTE e a estar à frente do Sind-UTE/MG.
O Atualidade discute o Mapa dos Conflitos Ambientais em Minas. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de um mapeamento qualitativo dos conflitos ambientais no Estado, ocorridos entre os anos de 2000 a 2010. A intenção é que o mapeamento funcione como um instrumento de defesa dos direitos e também de elaboração e execução de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à democratização da apropriação dos territórios e condições naturais para grupos político e economicamente fragilizados.
A professora Ana Flavia Moreira Santos, do Grupo de Estudos sobre Temáticas Ambientais (GESTA) da UFMG fala das dificuldades nas relações conflituosa, causas e efeitos envolvendo, principalmente, a expansão da fronteira mineraria e as bacias hidrelétricas.
No Momento CUT Minas a participação da coordenadora do Fórum Sindical Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador, Marta de Freitas, que fala da necessidade de capacitar melhor os dirigentes sindicais para enfrentar o massacre que ocorre contra a saúde do trabalhador.
A CNTE realiza na próxima semana a Encontro Nacional de Educadores Indígenas, em São Paulo. O objetivo é promover a troca de experiência entre os participantes. No Momento CNTE, a secretária geral da CNTE, Marta Vanelli fala da importância do encontro para a formação do coletivo de educadores indígenas na CNTE.
O Programa Outras Palavras é uma produção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Não perca!