Ditadura nunca mais!

De 14 a 18 de junho último, durante o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), instância máxima de deliberação da entidade, foi feita a exibição um vídeo de aproximadamente 5 minutos e divulgado cerca de 80 cartazes, com imagens de mineiras e mineiros assassinados e desparecidos políticos, bem como, de estudantes vítimas dos tempos de chumbo da ditadura militar. Esse material foi produzido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG) a pedido da organização do Congresso.

As imagens foram cedidas pelo Acervo do Projeto “Rua Viva”, de Betinho Duarte e o memorial exibido em vários momentos das atividades do Congresso da UNE, entre elas, durante a abertura do comício das Diretas Já, na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, no último dia 16.

Vale destacar também a colaboração do Grupo Alvorada que produziu uma faixa que abriu a caminhada pelas ruas centrais de Belo Horizonte com dizeres sobre a proposta de transformar o antigo Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops) no Centro da Memória, Verdade e Justiça Inês Etienne Romeu, que foi presa política e torturada durante a ditadura militar.

Agradecimentos ainda ao Grupo Linhas do Horizonte que, por meio de suas bordadeiras, fez a doação de duas toalhas bordadas, uma em homenagem à UNE pela sua luta e garra e outra em memória dos assassinados e desaparecidos políticos durante a ditadura militar, cujos nomes foram bordados nessa peça, que rememora o significado dessa história e de um tempo que o nosso país não pode deixar se calar.

O 55o. Congresso da UNE, palco de tudo isso, foi um dos maiores e mais representativos congressos da UNE, nestes 80 anos de história. O encontro reuniu estudantes dos quatro cantos do país – quase oito mil delegados de mais de 2.550 universidades, que debateram pautas sobre conjuntura e educação, elegerem a sua nova direção e decidiram coletivamente os rumos do movimento estudantil.