Notícias

DST/AIDS e prevenção, Consciência Negra e combate ao racismo são assuntos do Outras Palavras desse sábado

• 18/11/2014

DST/Aids e prevenção nas escolas públicas, combate ao racismo e as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra. Esses são os principais assuntos que o Programa Outras Palavras deste sábado (15/11), exibiu das 10h às 10h:30, na TVs Band Minas e Band Triângulo.

No “Educação em Debate”, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, conversou com a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintep), Marinalva Lourenço. Ela fez um balanço dos oito anos do programa DST/AIDS da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com foco em saúde e prevenção nas escolas das redes públicas de ensino.

Segundo Marinalva, os trabalhadores em educação precisam colocar esse assunto em evidência nas suas discussões cotidianas. Por outro lado, considerou  imprescindível a capacitação dos educadores para tratar do assunto, uma vez que não há na Academia hoje uma política de preparação dos docentes para fazer essa abordagem em sala de aula.

Pesquisas recentes apontam para o crescimento do número de crianças e adolescentes infectados com o vírus da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, fatores que sinalizam para a necessidade urgente de uma agenda proposita em torno dessas questões. “Aos governos, cabe o dever investir em políticas públicas que possam capacitar os nossos educadores e ajuda-los na formação de seus educandos. Discutir sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis é fundamental, especialmente, no ensino público”, afirmou.

O “Momento CUT Minas” traz como centro das discussões o racismo, que ainda é muito comum no Brasil, bem como as restrições aos negros no mercado de trabalho. Para a Central, esses assuntos precisam entrar na agenda dos movimentos sindicais, sociais e dos administradores públicos.

Segundo dados do Mapa da Violência 2013, o número de homicídios de jovens negros aumentou, enquanto o número de mortes de jovens brancos diminuiu. O estudo “Homicídio e Juventude no Brasil”, publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (de 2001 a 2011) mostram que o número de mortes de jovens negros é duas vezes e meia maior que a de jovens brancos, sendo mais de 120mil negros para aproximadamente 50 mil jovens brancos.

Para enfrentar esse quadro é preciso investimento em políticas públicas de combate ao racismo e de atividades em sala de aula, de maneira contribuir para a aceitação à diversidade de raça e de cor.

No “Atualidade”, o Outras Palavras traz, no mês em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a experiência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Maria da Penha, em Betim, num projeto coordenado pelo professor José Luiz Rodrigues.

Eles visitaram o Quilombo do Sapé, em Brumadinho, para conhecer de perto a história dessa comunidade, seus costumes, crenças e modo de vida. “Com o projeto Comida, Memória e Ancestralidade, podemos contar um pouco do trabalho de valorização da cultura afro-brasileira, visando conscientizar os alunos quanto a preservação e maior visibilidade desse patrimônio cultural que subsiste na memória da maior parte dessas comunidades, muitas vezes ignoradas pelos registros históricos”, diz o professor.

Vale lembrar que, em 2003, a Lei 10.639, modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), obrigando a inclusão, no currículo oficial da Rede de Ensino, da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, com a intenção de ressaltar a importância da cultura negra e valorizar a matrizes africanas, que formam a diversidade da sociedade brasileira.

O “Momento CNTE” também retrata o 20 de novembro.  Ao falar de consciência negra, a Confederação destaca que o racismo é crime e reforça o papel da escola no combate à discriminação. Na resistência de Zumbi dos Palmares à escravidão, conclama a todos a um momento de reflexão sobre o preconceito. Mesmo sendo um crime inafiançável e imprescritível, previsto na Constituição Federal, o racismo é um dos maiores problemas enfrentados ainda hoje em nosso País. Para a CNTE, é momento de reafirmar o compromisso da educação no combate ao racismo na sala de aula, até porque, de acordo com a nossa Constituição, “somos todos iguais perante a Lei, independe de qualquer natureza”.

O Programa Outras Palavras é uma produção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e vai ao ar todos os sábados, às 10h, na TV Band Minas e TV Band Triângulo.

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG