Educadores da Rede Municipal de Ibirité realizam Assembleia dia 25/03 com paralisação total de atividades

Os educadores da rede municipal de Ibirité realizam, em 25 de março, pela manhã, uma Assembleia da categoria com paralisação total das atividades no município. No mesmo dia, à tarde, promovem um Seminário para discutir Plano de Carreira. A decisão foi tirada hoje (04/03), em reunião de representantes de escolas, na sede do Sind-UTE Subsede Ibirité.

De acordo com Edson Luís de Oliveira Preto, diretor do Sind-UTE Subsede Ibirité, vários motivos levaram à decisão. Um deles é que o prefeito Antônio Pinheiro Neto cortou, este mês, o benefício do pagamento referente à pós-graduação, de 5% para cada uma que o trabalhador tenha. A informação é que o Executivo Municipal pagará apenas uma para cada profissional. Edson Preto informa que, com a facilidade de estudar, tem aumentado o número de educadores que recorrem a todos os tipos de cursos, inclusive de pós. “Esta facilidade tem estimulado os trabalhadores e nós, educadores, não somos diferentes. Muitos de nós temos 5, 6 pós-graduações. Sabemos que a capacitação é fundamental, mas nosso direito é imprescindível. A categoria está unida e vamos lutar pela manutenção de nossas conquistas.”

O sindicalista cita outro problema, que é a questão do diário eletrônico, uma conquista recente da categoria. Apesar de ter sido implantado em 2014, o diário eletrônico, na sua grande maioria, não está funcionando. De acordo com Edson Preto, das 30 escolas municipais de Ibirité de Ensino Fundamental (1ª a 9ª séries), cerca de 30 a 40% delas não têm internet, outras sequer possuem computador.

A direção do Sind-UTE Subsede Ibirité informa que a Prefeitura cortou os cerca de 70 eventuais, que migraram para as salas de aula. O cargo eventual era ocupado por educadores que ficavam nas escolas dar suporte, substituir professores que faltavam, por exemplo. Agora, quando faltam professores, as diretoras, vices e supervisoras é que estão assumindo esta demanda.

A expectativa, segundo a direção do Sindicato, é definir estratégias e ações para vencer os problemas hoje vivenciados pelos educadores na rede municipal de Ibirité. No município, o Piso Salarial Profissional Nacional também não é realidade. O que existe é uma progressão horizontal de 2% a cada dois anos e o quinquênio. “Por isso vamos intensificar a luta pela implantação do Plano de Carreira e do Piso para toda a categoria”, afirma a direção.

Vale informar que a rede municipal de Ibirité conta com cerca de 1.600 educadores e 15mil alunos no Ensino Fundamental, distribuídos nos turnos da manhã e tarde.