Educadores da rede municipal de Ribeirão das Neves aprovam greve de advertência de 48 horas

Centenas de trabalhadores em educação da rede municipal de Ribeirão das Neves votaram nessa quinta-feira (24/07), durante Assembleia, greve de advertência de 48 horas nos dias 13 e 14 de agosto e também um calendário de lutas. A Assembleia aconteceu às 9h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, Centro de Ribeirão das Neves e foi coordenada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

Após a Assembleia, a categoria seguiu em passeata até a porta da Prefeitura de Ribeirão das Neves, onde foi encerrado o ato, com carro de som e palavras de ordem. O fim da manifestação foi marcado pela ação truculenta da Polícia Militar, articulada pelo governo municipal, para reprimir o ato dos educadores na cidade.

Problemas e Reivindicações

A categoria denuncia vários problemas como a falta de infraestrutura nas escolas e reivindicam o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, 1/3 da jornada para estudo e planejamento, além da mudança de nomenclatura de educador para professor da educação infantil, entre outras questões.

O objetivo do movimento é que a prefeitura de Ribeirão das Neves, Daniela Correia acelere as negociações com os educadores. Caso contrário, a categoria poderá deflagrar greve por tempo indeterminado. A próxima Assembleia acontece dia 20 de Agosto.

Confira o Calendário de Lutas:

Dia 30 de julho de 2014

Reunião de Representantes (por turno)

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz, Centro de Ribeirão das Neves.

Horário: 1º turno: 08h e 2º turno: 14h.

Dia 31 de julho de 2014

Redução de Módulo dos servidores do Ensino Fundamental

Reunião dos coletivos das escolas.

Dia 01 de agosto de 2014

Redução de Módulo dos servidores do Ensino Fundamental

Debate com a comunidade.

Dia 01 de agosto de 2014

Paralisação dos servidores da Educação Infantil

Debate com a comunidade.

Dias 13 e 14 de agosto de 2014

Greve de Advertência

– Dia 13/08 – Ato público na Praça da Matriz – Centro de Ribeirão das Neves às 14hs.

– Dia 14/08 – Panfletagem nas comunidades.

Dia 20 de agosto de 2014

Assembleia com paralisação total das atividades

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz, Centro de Ribeirão das Neves.

Horário: 14hs