Educadores de Betim decidem, em Assembleia, pela manutenção da greve e participam de ato na porta da Câmara Municipal de Betim e de Audiência Pública na ALMG, nesta tarde

Os trabalhadores em educação da rede pública municipal de Betim decidiram, em Assembleia, na manhã de hoje (06/05), pela manutenção da greve por tempo indeterminado. Na oportunidade, foi avaliada a proposta repassada em reunião ocorrida nessa segunda-feira com a Secretária Municipal de Educação, Mary Rita de Cássia do Prado, que, de positivo, apresentou apenas a confirmação do Piso Nacional para os trabalhadores da Educação Infantil. Foi mantido os 7% de reajuste em duas vezes e a proposta de isonomia salarial até dezembro de 2015, com possibilidade de ampliação da jornada de trabalho. As informações são do coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Subsede Betim, Luiz Fernando de Souza Oliveira.

Ele informa que, nesta tarde, os educadores vão se dividir em atividades na Câmara Municipal de Betim e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A partir das14h, estarão na porta do Legislativo Municipal, onde serão votadas duas propostas encaminhadas pelo Executivo: reajuste de 7%, parcelado de duas vezes e o Piso Nacional para os trabalhadores da Educação Infantil. “Esta é uma conquista da greve deste ano, apesar de ter sido prometida desde 2013”, afirma o coordenador.

Em Belo Horizonte, na ALMG, a partir das 15h, eles também estarão presentes à Audiência Pública da Comissão de Assuntos Municipais, que acontecerá no Auditório da Assembleia, à Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho.

Histórico

A pauta de reivindicações foi protocolada pelo Sind-UTE Subsede Betim no dia 10 de fevereiro. A categoria está em greve por tempo indeterminado, desde 15 de abril. Os educadores não aceitaram a proposta apresentada pela Prefeitura. Ao todo, são 70 escolas de Ensino Fundamental e 30 Centros Infantis municipais, que atendem a mais de 50 mil alunos.

Os rumos do movimento serão definidos na Assembleia da categoria, marcada para a próxima sexta-feira, (09/05), às 9 horas, debaixo do viaduto das Américas, ao lado do SENAI, região central de Betim.