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Educadores de RO aprovam proposta do Movimento Pedagógico Latino-Americano

  • 04/10/2017


Os educadores e educadoras de Rondônia que participaram do Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, neste final de semana em Porto Velho, aprovaram a iniciativa da IEAL (Internacional da Educação para a América Latina) e da CNTE em proporcionar, em parceria com o Sintero, um debate de extrema importância para construir as estratégias de enfrentamento às medidas neoliberais do governo ilegítimo e golpista de Michel Temer.

Nos dois dias do evento, dirigentes sindicais e especialistas em educação de sete países debateram os desafios para a construção de uma educação libertadora, tendo como temática principal “Educação Pública: Democracia e Resistência”. Os educadores, educadoras e diretores do Sintero tiveram a oportunidade de conhecer as experiências de luta de sindicatos da Argentina, Paraguai, Uruguai, Costa Rica, Chile e México e o modelo educacional implantado pelo governo de Evo Morales na Bolívia, que erradicou o analfabetismo no país. Este foi apresentado pelo coordenador nacional do Profocom (Programa de Formação Complementar para Atores do Sistema Educativo Plurinacional do Ministério da Educação da Bolívia), Armando Terrazaz Calderón.

A IEAL enviou seu coordenador geral do Escritório Regional na Costa Rica, Combertty Rodriguez, e a CNTE, além do presidente Heleno Araújo Filho, participou com seus principais diretores, a secretária Geral, Fátima Silva; o secretário de Relações Internacionais, Roberto Franklin de Leão, e o secretário de Assuntos Educacionais, Gilmar Soares. Isso para demonstrar a seriedade com que o tema deve ser enfrentado no Brasil e evitar o retrocesso das políticas públicas para a Educação Pública.

Para a professora de séries iniciais e da educação infantil, Maria Aparecida de Almeida Pinheiro, do município de Rolim de Moura, o encontro foi importante para a formação profissional, bem como para a atuação enquanto militante sindical. “Muito bom esse intercâmbio de informações, para conhecer a realidade dos países vizinhos e percebermos que a situação não difere muito da nossa. Os desafios são os mesmos e nos deu muita esperança para continuarmos lutando. Estamos no caminho certo para fortalecermos a luta pela democracia e na defesa da escola pública”, declarou ela, que é pedagoga com 20 anos de sala de aula.

Já a professora Leonilda Simão de Souza, de Cacoal, considerou o debate muito rico ao apresentar o quadro de perdas de direitos no Brasil para a classe trabalhadora e as consequências para os países da América Latina, além da troca de informações. “O Movimento Pedagógico motiva ainda mais a categoria para realizarmos a luta por uma educação de qualidade. Acredito ser possível compartilharmos esse aprendizado com a base nos municípios, o que vai fortalecer o movimento sindical no Estado”, destacou.

O professor Emerson Pereira de Carvalho, de Nova Brasilândia do Oeste, avaliou o encontro como extraordinário, por promover excelentes debates pelos convidados internacionais e os demais participantes da CNTE, que expuseram a conjuntura da educação na América Latina. Também disse perceber que a situação enfrentada atualmente no Brasil se estende aos demais países da região. “Pode ser até de forma diferente, mas é importante sabermos que o processo ideológico é o mesmo. Além da troca de experiência também podemos refletir sobre a maneira de fazer movimento sindical no país a partir dessa conjuntura que estamos vivenciando atualmente. Agora é voltar para nossa base e repassar o que vimos aqui”, afirmou.

Nas diversas intervenções dos participantes do Encontro ficou claro que a única forma de o movimento sindical combater as medidas neoliberais que buscam privatizar os serviços da educação e desvalorizar o trabalho do professor e professora é o fortalecimento da organização sindical na base, bem como a sua capacidade de ser protagonista na construção de uma educação libertadora.

Fonte CNTE



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