Educadores, em greve, fazem manifestação pela abertura de negociação com o Governo

A categoria realiza Assembleia Estadual amanhã (28/05), às 14h, no pátio da ALMG

Trabalhadores e trabalhadoras da educação do Estado de Minas Gerais, em greve por tempo indeterminado, desde o dia 21/05, realizam assembleias locais e mobilizações por todo o Estado.

Em CAMPO BELO, trabalhadores em educação pararam as atividades no dia 23/05 e fizeram passeata pelas principais ruas da cidade, com concentração na Praça dos Expedicionários. A manifestação reuniu mais de 500 pessoas, que contou com a participação de educadores de CANDEIAS E PERDÕES.

27-05-2014-greve-campo-belo
Foto Manifestação dos Professores e Estudantes de Campo Belo – 23 de maio de 2014

Em CAXAMBU, os educadores da rede estadual se reuniram em assembleia regional para debater a situação à qual se encontra a categoria, os problemas e os desafios, como a falta de diálogo do governo acerca das demandas apresentadas pela categoria.

Participaram educadores de Caxambu, BAEPENDI, SERRANOS E SERITINGA, e aprovaram a organização de uma caravana da região para participar da Assembleia Estadual, dia 28 de maio. Uma nova assembleia regional acontece, em Caxambu, no dia 29 de maio. O Sind-UTE Subsede POÇOS DE CALDAS realizou assembleia dia 27/05.

Na região do BARREIRO/BELO HORIZONTE, a mobilização da categoria continua crescendo com o registro de paralisação parcial de cerca de 30% das 23 escolas estaduais. Segundo o diretor do Sind-UTE Subsede Barreiro, professor Max Fredson de Souza Mol, no sábado (24/05), foi feita uma carreata pelas ruas do centro do Barreiro e na porta das escolas, chamando a sociedade para o movimento dos educadores.

27-05-2014-greve-barreiro
Marcha dos alunos Escola Estadual Carmo Giffoni, no Barreiro

Na segunda-feira (26/05), o Sind-UTE Subsede Barreiro realizou panfletagem nas ruas e no restaurante popular, além de visitas às escolas do Barreiro e Ibirité.   Boa parte dos estudantes da Escola Estadual Carmo Giffoni se recusou a entrar na escola, em apoio aos professores, e saíram em passeata até a Escola Estadual João Paulo, onde conseguiram a adesão de mais estudantes, seguindo até a Escola Estadual Imperatriz Pimenta. Os estudantes portavam cartazes e houve muito apitaço.

Em VENDA NOVA/BELO HORIZONTE, a paralisação parcial já atingiu 32 das 41 escolas estudais da região. Nessa segunda-feira (26.05), os educadores, coordenados pelo Sind-UTE, realizaram passeata pelas ruas e fizeram visita às escolas.

Em UBERLÂNDIA, os trabalhadores em educação se mobilizaram usando roupas pretas e faixas, demonstrando a insatisfação com os salários e reivindicaram plano de cargos e carreira para a categoria. No dia 27 último, houve ato público dos educadores na porta da Superintendência Regional de Ensino, ao lado da Escola Estadual René Gianetti.

27-05-2014-facebook-500

Sind-UTE Subsede Uberlândia realiza manifestação na cidade

Na regional Centro-Sul/Belo Horizonte, o diretor do Sind-UTE/MG, Jonas Willian Pereira da Costa informa que o comando greve da Subsede Centro-Sul tem feito constantes visitas às 39 escolas para articular o crescimento do movimento.

Já na região de Venda Nova/Belo Horizonte, as ações de mobilização começaram no dia 21 de maio, quando foi criada uma Comissão de Greve, que tem visitado as escolas. O Sind-UTE Subsede Venda Nova tem também percorrido as ruas da região com carro de som divulgando a greve. Das 41 escolas, 32 estão parcialmente paralisadas e algumas com turnos totalmente parados e o movimento conta com apoio dos alunos, segundo afirma o diretor Adriano José de Paula.

O Comando de Greve da Subsede Floresta/Belo Horizonte está fazendo visitas  às 25 escolas da região. Destas, 15%  estão totalmente paradas e 45% parcialmente. De acordo com a  diretora, Idalina Franco de Oliveira,  o início de uma greve sempre é difícil, mas a adesão vai ganhando força a cada dia. “A greve é uma construção diária, de convencimento da categoria”, diz.

A coordenadora da Subsede Floresta, Dilma Sandra de Carvalho Silva Passos,  lembra que o trabalho de mobilização no período de greve é fundamental. “O comando de greve está indo às escolas e fazendo o convencimento da categoria, alertando sobre o momento que estamos vivendo e a necessidade da participação de cada um.”

Os educadores realizam nova Assembleia Estadual nesta quarta-feira (28/05), a partir das 14h, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em BELO HORIZONTE.